Famílias ficam 'ilhadas' com aumento do nível do rio Marathaoan em Barras

Cerca de dez famílias estão ilhadas no município de Barras em áreas de risco com a cheia do rio Marathaoan, que permanece acima da cota de inundação.

Foto: Ascom/Prefeitura de Barras

 Foto: Ascom/Prefeitura de Barras

Cerca de dez famílias estão ilhadas no município de Barras em áreas de risco com a cheia do rio Marathaoan, que permanece acima da cota de inundação e deve sofrer um aumento do seu nível nas próximas horas segundo o boletim divulgado pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) na manhã deste sábado (8). 

“O nível do rio aumentou de ontem para hoje, mas a situação continua a mesma. Não tivemos nenhuma oscilação em termos de famílias desabrigadas e desalojadas. O que temos são cerca de dez famílias ilhadas, que não querem sair das suas casas”, informou Lúcio Carvalho, técnico da Defesa Civil do município. 

O rio Marathaoan ultrapassou os 420 centímetros da cota de inundação na última quinta-feira (6). De acordo com o CPRM, a previsão é que o curso de água saia dos atuais 435 centímetros de profundidade para os 438 centímetros nas próximas horas.

Outras cidades

Embora a estimativa seja de estabilização do nível do rio Longá em Esperantina em 786 centímetros de altura na estação de monitoramento, o curso da água também segue acima dos 740 centímetros da cota de inundação. 

Já em Luzilândia, o nível do rio Parnaíba se mantém dentro da cota de alerta com 531 centímetros de profundidade. A previsão é que o curso da água baixe para 257 centímetros nas próximas horas, se distanciando dos 570 centímetros da cota de inundação. 

É importante ressaltar que as previsões do boletim do CPRM são baseadas em modelos hidrológicos, com dados provenientes da Rede Hidrometeorológica Nacional de responsabilidade da Agência Nacional de Águas (ANA).

 

Por: Breno Moreno, cidadeverde 

Mais de Geral