IBGE aponta que insegurança alimentar atingiu 1,4 milhão de piauienses em 2024

A falta de acesso regular a alimentos adequados foi revelada na Pesquisa Nacional Por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) 2024 do IBGE.

Foto: Reprodução

 Foto: Reprodução

Cerca de 41,5% da população piauiense foi afetada com a insegurança alimentar em 2024, é o que aponta a pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgada nesta terça-feira (14). A falta de acesso regular a alimentos adequados foi revelada na Pesquisa Nacional Por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) 2024.

Segundo o levantamento, no ano passado havia 1,4 milhão de piauienses na insegurança alimentar, sendo que 30,1% de sua população total estava no nível leve, o que correspondia a 1,01 milhão de moradores de domicílios. 

Foto: Divulgação/ IBGECenário da insegurança alimentar no Piauí

Cenário da insegurança alimentar no Piauí

A pesquisa apontou também que a insegurança alimentar no nível moderado atingiu 8,1% dos moradores, totalizando 274 mil pessoas, enquanto o nível grave alcançou 3,3% dos piauienses, ou seja, 112 mil pessoas.

O IBGE avaliou que mais de 1,28 milhão de piauienses não se alimentaram de forma adequada para suprir suas necessidades com qualidade e, eventualmente, até com queda na quantidade de alimentos para a população adulta no ano passado.

Ainda de acordo com o levantamento, 112 mil de pessoas do Piauí sofreram redução efetiva de alimentos no domicílio, atingindo adultos e, principalmente, as crianças, vivenciando em um contexto de fome.

“No nível de insegurança alimentar leve, pode acontecer, apenas, uma mudança na qualidade dos produtos, com a aquisição de gêneros inadequados para uma boa alimentação no domicílio. No nível de insegurança alimentar moderada, além da queda na qualidade da alimentação, já percebe-se uma redução na quantidade de alimentos afetando apenas os adultos no domicílio, e no nível grave, quando a redução na quantidade de alimentos já chega a afetar a todos do domicílio, inclusive as crianças, onde a fome passa a ser vivenciada nos lares”, explicou a pesquisa.

Além disso, o Piauí está na 16ª posição entre os estados com a população vivendo nesta condição de vulnerabilidade, com um percentual de 3,3% dos piauienses com insegurança alimentar grave. 

 

Fonte: Viagora

Mais de Geral