Hospital alaga após infiltração de chuva no teto e atendimentos são transferidos no Piauí

Chuva da madrugada desta segunda-feira (20) deixou salas e corredores do Hospital Regional de São Raimundo Nonato alagados.

Foto: Divulgação

 Foto: Divulgação

Hospital Regional José Cândido Ferraz, em São Raimundo Nonato, no interior do Piauí, teve parte dos atendimentos redirecionada após ficar alagado na madrugada desta segunda-feira (20) depois que a água da chuva entrou pelo teto da unidade. A cidade fica a cerca de 500 km de Teresina.

Moradores disseram que a chuva não foi forte, mas acreditam que falhas na estrutura do telhado causaram o alagamento. A água invadiu salas e corredores do hospital, o que atrapalhou o atendimento aos pacientes.

O g1 tenta contato com a Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), Organização Social (OS) que administra o hospital estadual, mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem.

Também procurada, a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) informou que a unidade de saúde encontra-se em processo de obras de reestruturação e que, em decorrência das fortes chuvas registradas durante a madrugada, foram identificados pontos com acúmulo de água em parte da estrutura física da unidade.

"A gestão do hospital está em contato com o engenheiro responsável pela obra para definição de um plano de ação emergencial, que contemple tanto a drenagem segura da água acumulada quanto as medidas estruturais necessárias para evitar novos incidentes", afirmou o órgão em nota, veja a íntegra abaixo.

Nota Sesapi

A Secretaria de Estado da Saúde, por meio do Hospital Regional Senador Cândido Ferraz, informa que a unidade de saúde encontra-se em processo de obras de reestruturação conduzidas pela Sesapi. Em decorrência das fortes chuvas registradas durante a madrugada no município de São Raimundo Nonato, foram identificados pontos com acúmulo de água em parte da estrutura física da unidade.

A gestão do hospital está em contato com o engenheiro responsável pela obra para definição de um plano de ação emergencial, que contemple tanto a drenagem segura da água acumulada quanto as medidas estruturais necessárias para evitar novos incidentes.

O técnico de segurança do trabalho também foi acionado para realizar uma avaliação detalhada dos riscos e orientar sobre os procedimentos de prevenção e isolamento das áreas comprometidas.

Como medida preventiva imediata, parte dos atendimentos foi redirecionada para a unidade da 12ª Regional, garantindo a continuidade dos serviços assistenciais e priorizando a segurança de pacientes, acompanhantes e colaboradores. Caso seja necessário o reagendamento de algum procedimento eletivo, os pacientes serão comunicados e informados sobre a nova data o mais breve possível.

A gestão hospitalar permanece acompanhando continuamente a evolução do caso, em articulação com as equipes de engenharia, segurança do trabalho e administração, assegurando que todas as medidas corretivas e preventivas sejam devidamente implementadas e documentadas.

A equipe técnica está trabalhando intensamente para avaliar os danos e apresentar uma previsão sobre a normalização das atividades nas áreas afetadas, sendo que os usuários serão comunicados assim que houver definição.

Ressalta-se que não foram identificados incidentes com colaboradores nem com pacientes.

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) reafirma seu compromisso com a segurança e o bem-estar de todos os usuários e profissionais da unidade e permanece à disposição para novos esclarecimentos.

Hospital alaga após água de chuva cair pelo teto em cidade do Piauí — Foto: Montagem g1 PI

Fonte: G1PI

Mais de Piauí