Incêndios já duram três dias na região de Barras; brigadistas passam mal ao combater chamas

Fogo avança sem controle há dias em Barras e região; voluntários passam mal com fumaça e comunidades são atingidas pelas chamas

Foto: Reprodução

 Foto: Reprodução

Os incêndios que atingem há pelo menos três dias o município de Barras e as regiões próximas à divisa com os municípios de Nossa Senhora dos Remédios e Cabeceiras do Piauí, no Norte do estado, continuam fora de controle e já provocam grandes prejuízos ambientais.

Na noite de quarta-feira (15), seis brigadistas do Grupo de Resgate Voluntário (GAV) passaram mal após inalar fumaça durante o combate ao fogo.

No início da noite desta quinta-feira (16), moradores da comunidade Juazeiro também foram atingidos pelas chamas. A localidade São Bento é outra área afetada pelo incêndio. 
Segundo relatos, vários animais foram encontrados mortos e há grande devastação na vegetação local.

As altas temperaturas e o vento forte dificultam o trabalho das equipes de voluntários, que seguem em campo tentando conter o avanço do fogo e reduzir os danos ambientais. 
 

Nota do Corpo de Bombeiros

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí informa que, neste período mais crítico de estiagem, enfrenta dezenas de chamados simultâneos para atendimento. Neste momento em específico, a corporação está com todas as suas guarnições de incêndio empregadas em ocorrências por diversos pontos da capital, e que devido a isso, não é possível atender a todos os chamados, que são escolhidos por ordem de prioridade, sendo a vida, e os bens da população, sinônimo de urgência. Lamentamos as ocorrências que não puderam ser atendidas, e reforçamos que neste momento, a corporação conta com o apoio da população, para não utilizar fogo em hipótese alguma, seja para queima de lixo, entulhos, ou restos de poda.

Mais de Piauí