Cabeceiras do Piauí é conhecida como cidade dos Josés, diz historiadores

Segundo historiadores, 95% de todos os homens acima de 50 anos na cidade tem 'José' no nome.

São José é padroeiro de Cabeceiras do Piauí — Foto: Reprodução/TV Clube

 São José é padroeiro de Cabeceiras do Piauí — Foto: Reprodução/TV Clube

Cabeceiras do Piauí, a 102 km de Teresina, é conhecida como a cidade dos 'Josés'. Cerca de 95% de todos os homens acima de 50 anos no município tem José no nome em homenagem ao padroeiro da cidade, São José, segundo os historiadores.

A aposentada Amparo Lima é bastante devota do santo e em homenagem a ele nomeou todos os homens da sua família de José. Seu marido, que faleceu há 18 anos, também era bastante devoto, ele costumava tocar e cantar na igreja de São José com o padre da paróquia.

“Eu e meu esposo somos devotos e íamos muito na igreja juntos. Ele era muito devoto, tocava instrumentos na igreja com o padre, então a gente criou aquela devoção, paixão por São José. Como prova, o nome do meu filho é José Airton, os netos são Frederico José, José Alessandro, Alisson José, José Cauã e o bisneto Airton José”, comentou Amparo.

A primeira capela do município recebeu o nome de 'São José' e foi construída em 1946, na época a cidade ainda não existia, era apenas uma fazenda chamada Tomboril. Foi a partir desses lugares que a localidade começou a se formar.

O local só recebeu o título de cidade em 1992, quando foi emancipada. Em 2022, o município completou 30 anos. Segundo o historiador Maurício Lima a capela de São José, com 72 anos, é bastante importante para a história de Cabeceiras.

“Tem uma frase do escritor José Saramago que eu gosto muito e ele diz: 'Fisicamente a gente habita um espaço, mas sentimentalmente a gente habita uma memória'. E nós cabiceirenses temos o privilégio ter essa memória ainda física, como é o caso da nossa Capelinha de São José, que é o símbolo maior da história de Cabeceiras e existe desde o princípio antes da cidade em si”, explicou o pesquisador.

Belezas naturais

A palavra Cabeceiras significa lugar próximo a nascente ou de riachos. Isso porque na região há muitas nascentes e fontes de água.

A vegetação nativa é bastante atrativa para turistas que vêm até a cidade para desfrutarem de balneários, riachos e lagoas, como o Balneário Barreiro, principal ponto turístico de Cabeceiras. Iranildo Moreira, geógrafo, explicou a importância desses locais para a região.

“Cabeceiras do Piauí é um município que está inserido dentro da zona de transição entre a caatinga e região Amazônica, nós temos em nosso município a presença de carnaúba e cocais. A carnaúba aqui é muito importante principalmente pela questão econômica, pela extração do material, da palha, por exemplo”, afirmou.

Concurso de dança

Além da história e vegetação natural, a cidade ganhou notoriedade este ano quando, nas comemorações de seu aniversário, promoveu um concurso de dança, entre os jovens, envolvendo coreografias famosas nas redes sociais. O concurso contou com a participação de 20 jovens de 12 a 25 anos.

“Quando a gente entrou aqui e viu aquela multidão de pessoas assistindo a gente, eu falo por mim e pelas pessoas que não puderam estar aqui hoje, foi uma emoção, uma felicidade enorme. Eram mais de 1 mil pessoas assistindo por live e eu creio que todas saíram felizes independente de quem ganhou e quem perdeu”, afirmou a participante e estudante Maria Clara.

Segundo o educador físico Evandro Alves, a iniciativa para o concurso surgiu quando os organizadores do evento visitaram as comunidades da cidade e perceberam que as danças de redes sociais faziam sucesso entre os jovens. Então para atrair a participação desse público o concurso foi criado.

Fonte: G1 Piauí

Mais de Cabeceiras do Piauí