Acima de 40 ºC: Piauí registra duas cidades entre as mais quentes do país

Termômetros ultrapassam os 40 °C em várias regiões; altas temperaturas colocam o estado em alerta para risco de desidratação e queimadas.

Foto: Reprodução

 Foto: Reprodução

O Piauí voltou a registrar temperaturas extremas nesta quinta-feira (30), ficando entre os estados mais quentes do Brasil. De acordo com dados das estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Picos atingiu 40,7°C e São João do Piauí marcou 40,3°C, colocando os dois municípios entre os mais quentes do país.

Outras cidades piauienses também tiveram máximas elevadas: Corrente registrou 39,5°C, Uruçuí 39,1°C e Valença do Piauí 39°C.

Em Teresina, a temperatura oficial chegou a 38°C, mas a sensação térmica alcançou 41°C devido à baixa umidade e à intensa radiação solar.

Umidade no nível de emergência

Além das altas temperaturas, o Piauí enfrentou índices críticos de umidade relativa do ar, comparáveis aos de regiões desérticas. Conforme levantamento da professora de climatologia da UFPI, Sara Cardoso, a situação mais grave foi em Uruçuí, que registrou 15% de umidade. Em Picos e São João do Piauí, o índice chegou a 16%.

Segundo organismos internacionais de saúde, níveis abaixo de 30% já indicam estado de alerta, e abaixo de 20%, emergência pela risco à saúde humana.

Mais cidades poderiam aparecer, diz climatóloga

A professora e pesquisadora Sara Cardoso, do curso de Geografia da UFPI, explicou que o número de cidades piauienses com temperaturas extremas pode ser ainda maior, mas parte das estações meteorológicas está inativa.

“Se as estações do centro-norte e norte estivessem funcionais, com certeza outros municípios estariam também nessa lista. As outras estações não estão funcionando”, afirmou.

Recomendações 

Diante dos níveis extremos de calor e baixa umidade, especialistas recomendam:

  • Beber bastante água

  • Evitar exposição ao sol entre 10h e 16h

  • Usar roupas leves e protetor solar

  • Manter ambientes úmidos

  • Redobrar cuidados com idosos, crianças e pessoas com doenças respiratórias

Risco alto de queimadas

Com o clima seco, o Corpo de Bombeiros alerta para o alto risco de incêndios no interior do estado e reforça a orientação para que a população não realize queimadas, inclusive de pequenos resíduos. 
 

Fonte: Cidade Verde 

Mais de Geral