Formação fortalece práticas inclusivas na alfabetização no Piauí

O evento reuniu mais de 140 profissionais da educação e reafirmou o compromisso do Estado com a equidade educacional e a inclusão de todas as crianças.

Foto: Alysson Dinis

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Na manhã desta terça-feira, 16 de setembro, no Diferencial Buffet, em Teresina, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) e o Pacto pelas Crianças do Piauí deram início à Formação de Práticas Alfabetizadoras Inclusivas, iniciativa do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa. O encontro reuniu mais de 140 profissionais da educação para discutir estratégias pedagógicas capazes de garantir que todas as crianças, inclusive aquelas com deficiência, TDAH, autismo e outras condições, tenham assegurado o direito de aprender.

A ação integra o regime de colaboração entre Estado e municípios e se soma às mobilizações em alusão ao Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, em 21 de setembro, e ao Dia Nacional da Pessoa Surda, em 26 de setembro. O objetivo é reforçar a inclusão como valor central na política educacional do Piauí.

Isabel Fonteles, coordenadora do Pacto pelas Crianças do Piauí, destacou a importância da iniciativa. Ela afirmou que falar de alfabetização na idade certa é também falar de justiça social. Segundo Isabel, nenhuma criança pode ficar para trás. Cada criança que aprende a ler e escrever com dignidade tem mais chances de sonhar, realizar e transformar a sociedade.

Isabel Fonteles, coordenadora do Pacto pelas Crianças do Piauí. Foto: Alysson Dinis

Isabel Fonteles, coordenadora do Pacto pelas Crianças do Piauí. Foto: Alysson Dinis

Com carga horária de 16 horas, a formação inclui encontros presenciais e virtuais. Os conteúdos abordam desde fundamentos da educação inclusiva até práticas pedagógicas adaptadas, avaliação diagnóstica, acessibilidade e planejamento colaborativo. A formação prepara os educadores para identificar barreiras, adaptar conteúdos e planejar estratégias que garantam acesso, permanência e aprendizagem em sala de aula.

O secretário de Educação, Washington Bandeira, afirmou que o desafio é garantir que a alfabetização seja um direito de todos. Ele ressaltou que o Piauí está formando uma rede de educadores conscientes do papel transformador da inclusão. Educar com inclusão é construir um futuro mais justo para todas as crianças.

Washington Bandeira, secretário da Educação. Foto: Alysson Dinis

Washington Bandeira, secretário da Educação. Foto: Alysson Dinis

Mauro Eduardo, secretário para Inclusão da Pessoa com Deficiência, destacou que inclusão não é apenas um conceito, mas uma prática diária que deve estar presente em cada sala de aula. Para ele, incluir é reconhecer a singularidade de cada estudante, respeitar diferenças e transformar a escola em um espaço de pertencimento. A formação é um passo importante para tornar esse compromisso realidade.

Ao final, a formação reafirma o compromisso do Governo do Estado do Piauí com a defesa dos direitos humanos, da diversidade e da equidade educacional, em sintonia com a visão do Pacto pelas Crianças, reforçando que nenhuma criança deve ficar para trás no processo de aprendizagem.

Foto: Alysson Dinis

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