Tributo à Cidade Natal 2023: homenagem aos 182 anos de Barras
Cidades se fazem conhecer pelo cuidado em cuidar do presente.
Cidades se fazem conhecer de muitos modos. Pela sua natureza. Rios e Riachos. A vegetação própria. Babaçu. Carnaúba. Pela sua arquitetura. Igrejas. Prédios e casas antigos. Ruas. Praças. Pela sua gente. Cordial. Trabalhadora. Honesta. Afetuosa.
Cidades se fazem conhecer pelo cuidado em cuidar do presente. Compromisso em servir. Em fazer um município para todos. Em preservar a memória do passado que é de todos os tempos; das gerações de ontem, das gerações de hoje. Da história que identifica cada cidadão com o que traz no mais íntimo de seu coração: o sentimento de bem-querer.
Barras do Marataoã, cujas origens remotam a meados do século XVIII, festeja 182 de sua autonomia. A elevação à categoria de Vila, em 1841, concedia a ela, conforme legislação em vigor então, a existência de capacidade de decisão concentrada em um Conselho Colonial, cujo primeiro presidente, respondendo pelas funções de Executivo, Legislativo e Judiciário, foi o coronel José Antônio Rodrigues.
Em homenagem à data de natalício de Barras do Marataoã, festejada em 24 de setembro, o Portal Entretextos, site especializado em jornalismo literário desde 2002, organiza, pelo quarto ano consecutivo, mais uma edição de Tributo à Cidade Natal, hospedando no Youtube, em canal do mesmo nome, arquivos de memória sobre Barras e sua gente.
Contando com a colaboração de número considerável de barrenses e de amigos, a programação é organizada pelo professor e escritor natural de Barras Dílson Lages Monteiro, titular da cadeira 21 da Academia Piauiense de Letras. Até o dia 10 de outubro, mais de 30 arquivos de memória sobre Barras do Marataoã serão hospedados no canal Tributo à Cidade Natal no Youtube.
Fonte: longah

Comentários