Escolas da zona urbana e rural de Barras estão sendo monitoradas pela polícia
A Polícia Militar, juntamente com a Força Estadual, está fazendo rondas em todas as unidades no intuito de dar segurança aos alunos e professores.
As escolas municipais de Barras estão seguras. A Polícia Militar, juntamente com a Força Estadual, está fazendo rondas em todas as unidades no intuito de dar segurança aos alunos e professores.
As escolas da zona urbana e da zona rural estão sendo contempladas.
A medida é necessária porque previne qualquer tipo de ameaça, tendo por base recentes casos de violência ocorridos em escolas do Brasil. Alguns pais tem evitado de enviar os filhos para a escola, mas especialistas acreditam que boatos disseminados por mensagens falando de ameaças tem um único objetivo: criar pânico.




COMO EVITAR A DISSEMINAÇÃO DE BOATOS
Não compartilhar boatos sobre ataques é um passo importante para evitar a generalização desse discurso. Sérgio Lüdtke, editor-chefe do Projeto Comprova, alerta: “Não dê visibilidade. Jamis compartilhe esse tipo de conteúdo, mesmo como alerta. A popularidade de uma ameaça ou a notoriedade do ameaçador é um prêmio para esses sujeitos.”
Em muitos casos, as pessoas compartilham esse conteúdo na intenção de alertar conhecidos e familiares, mas acabam contribuindo com a estratégia de disseminação de boatos e desinformações. “O medo faz a gente ser manipulado”, afirma o educador e jornalista Alexandre Le Voci Sayad. “Em uma situação em que o medo está fora de controle porque as fontes de informação são muitas, há um excesso com fake News e boatos, então o medo ajuda na disseminação”, completa. Alexandre também alerta: “O fato de a gente combater a desinformação não significa negligenciar a segurança. Precisamos estra atentos, mas não podemos transformar um drama em uma nova tragédia”, pontua.
Por: Maria Carcará, longah

Comentários