Escola Mathias Olímpio realiza culminância do projeto "Ciranda Literária"

O projeto destaca a importância da integração entre professores e alunos, como um avanço na área da leitura e também na produção historiográfica

Escola Mathias Olímpio realiza culminância de  projeto "Ciranda Literária" / Foto: Reprodução

 Escola Mathias Olímpio realiza culminância de projeto "Ciranda Literária" / Foto: Reprodução

A Unidade Escolar Mathias Olímpio em Barras, em comemoração ao dia do folclore realizou a culminância do projeto Ciranda Literária.

A professora Clemilda da Silva Sousa foi a protagonista do projeto e fala da importancia para a comunidade escolar. "Cada vez mais o hábito da leitura se faz necessário, pois são muitos os benefícios que esse hábito proporciona ao leitor, entre eles o que diz Antônio Cândido, um dos fundantes da  teoria literária brasileira: "A literatura humaniza" ou seja, confirma no homem aqueles traços que julgamos essenciais, em outras palavras a literatura ajuda "no exercício da  reflexão, na aquisição do saber, no afinamento das emoções, na capacidade de penetrar nos problemas da vida, no censo da beleza, na boa disposição para com o próximo, na concepção da complexidade do mundo e dos seres e no cultivo do humor"( CÂNDIDO, 2017).  Por tudo isso e entendendo o papel da escola nesse processo é que a Unidade Escolar Matias Olímpio sob a coordenação da professora Clemilda Sousa, lançou nesta terça, 30, o projeto de leitura Ciranda Literária. que será desenvolvido de forma interdisciplinar," destaca a professora

O trabalho contou com a colaboração da professora Clemilda da Silva e do professor José Raimundo, das coordenadoras Diana Sampaio e Ercilha.

O professor de história José Raimundo, juntamente com seus alunos produziram uma pesquisa sobre a origem da cana de açúcar no Brasil colonial e suas consequências econômicas e sociais no território brasileiro. Os alunos do fundamental maior pesquisaram o contexto político e econômico da introdução da lavoura canavieira em solo brasileiro e suas consequências sociais.

O projeto destaca a importância da integração entre professores e alunos, como um avanço na área da leitura e também na produção historiográfica.

Os estudantes, sob a orientação dos professores produziram pesquisas sobre a origem da cana de açúcar no Brasil, além da escrita de textos literários. No final do projeto, também ocorreu exposições dos principais produtos originados da cana de açúcar na região.  

 

Mais de Educação