Apesar de vereadores da oposição não apoiar a cultura, Prefeitura de Boa Hora busca recursos através da Lei Paulo Gustavo
Uma das dificuldades para os recursos a cultura do município é devido a desaprovação da Secretaria Municipal de Cultura por vereadores de oposição.
O Piauí foi o primeiro estado do Brasil a receber uma oficina técnica do Ministério da Cultura para orientação de gestores sobre a Lei Paulo Gustavo e o município de Boa Hora pode ficar fora dos recursos.
O evento de capacitação aconteceu na última quarta-feira (17), no Theatro 4 de Setembro e a Prefeitura de Boa Hora foi representada pelo professor Gilson Resende.
Uma das dificuldades para os recursos a cultura do município é devido a desaprovação da Secretaria Municipal de Cultura por vereadores de oposição.
Após a Ministra Margareth Menezes visitar o Piauí e anuncia investimentos no valor de R$ 20 milhões em projetos culturais por meio da Lei Paulo Gustavo, o Prefeito Francieudo Canuto (PP), encaminhou para a Câmara Municipal de vereadores um projeto de Lei que desvincula a Secretaria Municipal de Cultura das demais.
O projeto foi votado pelos vereadores em sessão realizada em 24 de março, e pasmem, os vereadores de oposição votaram contra, e o Reisado da Boa Hora pode ficar fora dos recursos destinados pelos governos federais e estaduais.
A desvinculação da Secretaria não gera despesas para o município, mas adequa o município para receber recursos federais e estaduais para fomentar o desenvolvimento e a valorização da cultura local.
Vereadores que votaram contra a Secretaria Municipal de Cultura

O vereador Pedro Neto (PT), não compareceu à sessão e a Presidente vereadora Rosa Maria só votaria em caso de empate.
O vereador Júnior Senador do Progressista votou a favor e justificou o voto como uma maneira de valorização da cultura do reisado em Boa Hora. “Os recursos que são mandados para os municípios com relação a cultura eles precisam que o município tenha especificamente uma Secretaria de Cultura”, justificou o vereador que pediu aos demais parlamentares que analisassem com bons olhos o projeto.
O vereador Frank Ribeiro disse ser um defensor do reisado e da cultura de Boa Hora. “Eu como uma das pessoas que já viveu o reisado, sei o quanto é forte, por isso temos a necessidade da criação dessa Secretaria por entender que Boa Hora é a cidade do Reisado, Boa Hora é uma cidade que vive a Cultura, respira a cultura, por isso meu voto é favorável”, concluiu o vereador.
O município de Boa Hora é conhecido nacionalmente como Capital do reisado. A cultura local tem ganhando grande destaque em nível nacional nos últimos anos. Em 2023 foi realizada a 23º edição do Festival Cultural de Reisado do município, reunindo 14 pagadores de promessa em um evento que encanta o Brasil inteiro.
O evento é organizado pela Prefeitura Municipal de Boa Hora com recursos próprios.
Comentários