Vereadores da oposição de Boa Hora são contra a cultura e não aprovam criação de secretaria
O projeto foi votado pelos vereadores é sessão realizada na última sexta-feira (24/03), e o Reisado da Boa Hora pode ficar fora dos recurso destinados pelos governos federais e estaduais devido os votos contrários de quatros vereadores do município
O município de Boa Hora é conhecido nacionalmente como Capital do reisado. A cultura local tem ganhando grande destaque em nível nacional nos últimos anos. Em 2023 foi realizada a 23º edição do Festival Cultural de Reisado do município, reunindo 14 pagadores de promessa em um evento que encanta o Brasil inteiro.
Assista aqui a 23º edição do Festival
O evento é organizado pela Prefeitura Municipal de Boa Hora com recursos próprios. Devido a amplitude nacional do evento, o prefeito do município de Boa Hora Francieudo Canuto (PP), encaminhou para a Câmara Municipal de vereadores um projeto de Lei que desvincula a Secretaria Municipal de Cultura das demais. O objetivo é realizar o evento com recursos adquiridos pela Secretaria Municipal de Cultura.
Em 07 de março a Ministra Margareth Menezes em visita ao Piauí, anunciou que irá investir R$ 20 milhões em projetos culturais no Estado, por meio da Lei Paulo Gustavo.
O projeto foi votado pelos vereadores é sessão realizada na última sexta-feira (24/03), e o Reisado da Boa Hora pode ficar fora dos recurso destinados pelos governos federais e estaduais devido os votos contrários de quatros vereadores do município que votaram contra a criação da Secretaria Municipal de Cultura.
A vereadora de oposição Conceição do Sindicato (PSB) disse que não é contra a cultura, mas não é a favor de criar Secretaria para gerar despesas. “Eu voto contra a mudança e criação. Meu muito obrigado”, disse a vereadora no plenário como justificativa do voto.
O vereador Júnior Senador do Progressista votou a favor e justificou o voto como uma maneira de valorização da cultura do reisado em Boa Hora. “Os recursos que são mandados para os municípios com relação a cultura eles precisam que o município tenha especificamente uma Secretaria de Cultura”, justificou o vereador que pediu aos demais parlamentares que analisassem com bons olhos o projeto.
O vereador Adelino Guilherme, disse que entende a importância, mas vota contra. “É cabine de emprego, portanto eu voto contra”, disse o vereador ao justificar o voto contra a valorização da cultura do município.
O vereador Frank Ribeiro disse que ser um defensor do reisado e da cultura de Boa Hora. “Eu como uma das pessoas que já viveu o reisado, sei o quanto é forte, por isso temos a necessidade da criação dessa Secretaria por entender que Boa Hora é a cidade do Reisado, Boa Hora é uma cidade que vive a Cultura, respira a cultura, por isso meu voto é favorável”, concluiu o vereador.
Votaram contra ainda os vereadores Neném Pezão (PP) e Mauricélia Sousa (PP). o vereador Pedro Neto (PT), não compareceu a sessão e a Presidete vereadora Rosa Maria só votaria em caso de empate.
A desvinculação da Secretaria não gera despesas para o município, mas adequa o município para receber recursos federais e estaduais para fomentar o desenvolvimento e a valorização da cultura local.
Comentários