Tema da redação do Enem 2025 é 'Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira'

Mais de 4,8 milhões de candidatos tiveram a inscrição confirmada para a edição do exame. Destes, mais de 1,8 milhão são alunos concluintes do ensino médio, segundo dados coletados no Painel Enem 2025.

Foto: Divulgação

 Foto: Divulgação

O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 é "Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira". 

Justamente neste ano, o Enem registrou um aumento significativo no número de idosos inscritos na prova: 17.192 participantes, 191% a mais do que em 2022. Os estados com mais representantes da terceira idade são Rio de Janeiro (3.087), São Paulo (2.367) e Minas Gerais (1.997). 

O tópico sobre envelhecimento tem semelhança com o que foi proposto no Enem 2009: "valorização do idoso". Naquele ano, o vazamento da prova causou o cancelamento do exame às vésperas da realização.

Ainda não foram divulgados os textos de apoio e os detalhes de quais orientações a prova forneceu como base para os alunos. Vale lembrar que o tema do envelhecimento da população também foi abordado no podcast O Assunto #1295: O tsunami prateado no Brasil.

Análise dos professores: desafio x perspectivas

Para a professora Dani Toffoli, professora do Curso Anglo (SP), o tema segue padrão Enem, focando em uma minoria.

"O aluno que não está bem preparado pode se confundir com o uso da palavra "perspectiva", porque veio na contramão dos três últimos anos, que trouxeram "desafios" de alguma coisa", analisa a professora.

De acordo com a professora, um erro comum que o aluno pode cometer é, ao longo do parágrafos de desenvolvimento, tentar trazer aspectos positivos ou interpretar ao pé da letra essas perspectivas. "A gente sabe que, no Enem, é preciso antes problematizar", explica Dani. 

Ela lembra que o exame pede uma proposta de intervenção. "(O Enem) vai querer que o aluno problematize, que vá atrás das causas de algum problema relacionado ao envelhecimento na sociedade, considerando efeitos futuros, que traga as consequências que isso tem para a sociedade para que, no final, o aluno traga uma proposta de intervenção", afirma Dani


 

Fonte: G1PI

Mais de Educação