Família doa órgãos do cantor Tiago Estouradão e pode salvar até 5 vidas

O procedimento durou pouco mais de três horas e a família do doador recebeu o agradecimento dos profissionais de saúde

Foto: Ascom HUT

 Foto: Ascom HUT

A doação de órgãos salva vidas e transforma um momento de dor, em esperança e o Hospital de Urgência de Teresina (HUT), retomou a captação de órgãos múltiplos, órgãos e tecidos para transplantes na última terça-feira (12/10).

O doador foi o cantor Tiago Estouradão, músico que residia no município de Boa Hora e morreu após um grave acidente de moto.

VEJA TAMBÉMMorre o cantor Tiago Estouradão após acidente de moto em Boa Hora

Uma equipe multidisciplinar do HUT realizaram a captação de rins, córneas e fígado após constatação da morte encefálica e autorização da família.

Os rins e córneas serão transplantados no Hospital Getúlio Vargas (HGV), enquanto o fígado seguiu para rede nacional e já foi transplantado em um receptor compatível. Com essa primeira captação realizada no HUT, até cinco pessoas que aguardavam na fila para transplantes do Ministério da Saúde (MS) podem ser beneficiadas.

O procedimento durou pouco mais de três horas e a família do doador recebeu o agradecimento dos profissionais da unidade.

“O HUT tem sido estratégico para a central de transplantes, pois atendemos pacientes com doenças de alta complexidade. Trabalhamos também para que possamos cada vez mais conscientizar a população sobre a importância do ato de doar órgãos e, consequentemente, de salvar vidas”, afirma o diretor geral, Fábio Marcos.

O HUT é credenciado pelo Sistema Nacional de Transplantes como Unidade Captadora e está retomando o serviço que estava desativado desde 2016. Com a reativação da Comissão em Junho desse ano já registrou o acolhimento de 34 famílias de potenciais doadores.

 

Com informações Ascom HUT

 

Mais de Entrevista