Temporal em Oeiras pode ter sido o maior do ano no Piauí, segundo o Inmet
O secretário afirmou ainda que três casas foram alagadas por conta da queda de um muro de um terreno.
Na última quarta-feira (15), o município de Oeiras, 282km ao Sul do Piauí, recebeu uma chuva que pode ter sido a maior registrada no estado, em 2023. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a climatologia do mês de março estimava para o município 168mm. No entanto, choveu 102,4mm em apenas um dia.
Ao g1, o secretário de administração de Oeiras, Luís Henrique, informou que alguns bairros e ruas específicas tiveram problemas durante as chuvas, por não ter pavimentação. Segundo ele, a prefeitura fez o mapeamento da área e nesta quinta-feira (16) realiza a parte operacional.
“Ontem ainda durante a chuva nós fizemos esse mapeamento e localizamos algumas ruas deterioradas por conta da água 'forte' e alagamentos em pontos específicos. Também estamos realizando a limpeza de árvores que caíram. As secretarias já estão realizando todo o procedimento devido", disse.
O secretário afirmou ainda que três casas foram alagadas por conta da queda de um muro de um terreno. A queda ocasionou na vazão da água para as casas, o que gerou o alagamento.
“Não houve dano físico ou algo que podemos alegar calamidade pública. Os danos que as famílias tiveram foram materiais. A prefeitura já acionou a assistência social para dar amparo as famílias. Foram três casas pontuais e todas por conta de muros de contenção que cederam com a chuva”, afirmou.
Em nota, a prefeitura de Oeiras recomenda cuidados redobrados para os moradores das áreas mais afetadas e alerta para os riscos e intensidade das chuvas nos próximos dias.
Nota da prefeitura de Oeiras
"Sobre a chuva intensa que atingiu a cidade nesta quarta-feira, 15, a Prefeitura de Oeiras informa que está monitorando as áreas em situação mais crítica, mapeando as principais ocorrências com danos materiais e concentrando esforços para solucionar os problemas nos trechos danificados em todas as regiões do município. Recomendamos cuidados redobrados para os moradores das áreas mais afetadas. Todos devemos ficar atentos aos riscos e à intensidade das chuvas nos próximos dias."
Por: Isabela Leal*, g1 PI
Comentários