Rejane Dias é aprovada como conselheira do Tribunal de Contas do Estado do Piauí

Nesta terça (10) também foram aprovados, após sabatina e votação, Zé Santanna (MDB) para a presidência da Agespisa e Antônio Torres para a Agrespi.

Rejane Dias é aprovada como conselheira do Tribunal de Contas do Estado do Piauí. Foto: reprodução

 Rejane Dias é aprovada como conselheira do Tribunal de Contas do Estado do Piauí. Foto: reprodução

A deputada federal reeleita Rejane Dias (PT) foi eleita conselheira do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) nesta terça (10). Ela passou por sabatina pelos deputados estaduais do Piauí e por votação no plenário da Assembleia Legislativa do Piauí, sendo eleita por unanimidade pelos 25 deputados presentes.

A deputada foi indicada pelo governador Rafael Fonteles (PT) para ocupar a vaga de conselheira deixada por Olavo Rebelo, de 68 anos. Olavo pediu aposentadoria voluntária do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), função que ocupava desde 2007, após passar quatro mandatos como deputado estadual na Assembleia Legislativa do estado. Ele seria aposentado compulsoriamente ao completar 70 anos.

Além de Rejane, passaram por sabatina e foram eleitos o deputado estadual Zé Santanna (MDB), indicado para a presidência da Agência de Águas e Esgotos do Piauí (Agespisa), e Antônio Torres da Paz, indicado para a presidência da Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Piauí (Agrespi).

As indicações feitas pelo governo foram analisadas e aprovadas, na segunda-feira (9), pelas comissões parlamentares correspondentes. As sabatinas aconteceram no Plenário da Assembleia Legislativa do Piauí (ALEPI). Entre os deputados presentes na casa, apenas três são oposição do atual governo.

Em discurso, Rejane Dias agradeceu a confiança do governador Rafael Fonteles pela indicação e falou que vai lutar pela transparência.

“Me sinto preparada. Aprendi muito nessa casa. Vivi muitas experiências durante esses 20 anos. Como conselheira pretendo consolidar a justiça na prática, sempre visando o bom funcionamento da administração pública”, disse.

Ela destacou ainda que o TCE tem uma ligação direta com a democracia, recentemente tão ameaçada. “A gestão do Tribunal tem a obrigação de prestar contas com a sociedade. A transparência deve ser um direito social. Lutarei por isso”, afirmou.

Rejane comentou ainda que pretende atuar tanto na fiscalização de contas como em trabalhos preventivos, como acompanhar o cumprimento de metas das secretarias e o trabalho pedagógico com novos gestores, para evitar erros da administração pública.

"Hoje eu já percebo isso no TCE, que não seja só punitivo, mas possa também ser pedagógico. Capacitar os secretários, os prefeitos, suas equipes. Muitas vezes um prefeito é eleito e assume uma equipe nova, que não tem experiência na administração pública. É preciso capacitar e treinar, para que não haja desvio de finalidade dos recursos públicos. Muitas vezes não é por questão de dolo, é falta de conhecimento. Mas tem casos que sim", comentou Rejane Dias.

Com a saída de Rejane do Câmara Federal, o deputado Merlong Solano (PT), 1º suplente, assume a vaga.

Agespisa e Agrespi

Em primeiro discurso, o deputado estadual Zé Santanna contou que pretende atender as expectativas do governo para o que lhe foi proposto.

“Vamos melhorar a questão do abastecimento de água e ver de fato o ser humano e o lado social oferecendo pontualidade e um bom serviço da empresa de águas e esgoto do Piauí”, destacou.

Afirmou ainda que pretende, no menor espaço de tempo possível, encontrar alternativa para prestar um serviço de qualidade.

“São mais de 420 mil clientes em todo estado do Piauí. Venho a esta Casa com um sentimento renovado. Temos aqui a possibilidade do alinhamento administrativo com o governo do estado”, pontuou.

Antônio Torres da Paz, escolhido como presidente da Agrespi, se colocou à disposição e afirmou que a missão é garantir a execução dos serviços públicos.

“Vamos trabalhar com diálogo e muito trabalho. Agradeço pela oportunidade de estar aqui e de ser escolhido para essa missão”, relatou.

Maioria feminina

O conselho do Tribunal de Contas do Estado do Piauí é atualmente composto por três mulheres e quatro homens. Com a aprovada indicação de Rejane Dias ao cargo e aposentadoria de Olavo Rebelo, a conselho passa a ser composto em sua maioria por mulheres.

Os atuais conselheiros do TCE-PI são: Lilian de Almeida, Waltânia Maria, Rejane Dias, Flora Izabel, Albelardo Vilanova, Joaquim Kennedy e Kleber Dantas.

Vaga aberta no TCE-PI

O conselheiro Olavo Rebelo, de 68 anos, pediu aposentadoria voluntária do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), função que ocupava desde 2007, após passar quatro mandatos de deputado estadual na Assembleia Legislativa do estado.

Ele seria aposentado compulsoriamente ao completar 70 anos. A vaga de Rebelo é de indicação direta do (a) governador (a) do estado e o nome da ex-primeira dama e deputada federal reeleita Rejane Dias (PT) era o mais cotado.

Por Isabela Leal, Andrê Nascimento/g1 PI

Mais de Piauí