Incêndio atinge Parque Serra de Santo Antônio em Campo Maior
De acordo com a turismóloga Jéssica Melo, o fogo iniciou na manhã do sábado (20) na região do parque onde há residências. Na manhã deste domingo (21), equipes do Corpo de Bombeiros atuam no local para conter os focos de incêndio.
Um incêndio atingiu o Parque Serra de Santo Antônio, localizado no município de Campo Maior, a 81 km ao Norte de Teresina. As chamas iniciaram na manhã desse sábado (20) e, desde então, vêm se alastrando pelo parque. O Corpo de Bombeiros das cidades de Teresina e Piripiri estão no local para combater o fogo.
Ao g1, a turismóloga Jéssica Melo relatou que o incêndio começou na região inferior do parque, onde há residências. A brigada de combate a incêndio de Campo Maior foi acionada e, logo, controlou as chamas. Contudo, durante a tarde do sábado (20), o fogo voltou a atingir o parque.
“Aí foi se espalhando e contornando o parque. Na serra, temos uma escadaria que acabou servindo de aceiro para que o fogo não passasse para o outro lado”, afirmou Jéssica.
A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar-PI) foi comunicada sobre o incêndio. Jéssica informou que, todos os anos, nesta época, o parque sofre com queimadas.
Sobre a Serra de Santo Antônio
A Serra de Santo Antônio é formada por rochas sedimentares e compõe a Serra da Ibiapaba, que possui uma extensão de 4 mil hectares e faz parte de uma área de preservação ambiental que interliga as cidades de Altos, Campo Maior e Coivaras. O local se tornou parque estadual em 2019.
“É um berçário da fauna e flora. Temos espécies raras, plantas raras, diversos tipos de roedores, sem falar nos pássaros e na quantidade de nascentes. A serra merece uma atenção por conta disso”, comentou Jéssica Melo.
Segundo a turismóloga, são necessárias políticas que preservem o parque, não só devido a sua importância ambiental, mas porque o local também é fonte de renda para muitas pessoas.
“Trabalhamos com o turismo na região, desenvolvemos muitas atividades lá, dependemos disso. Tem um pessoal que mora perto que também depende disso”, ressaltou.
Por Laura Moura/g1 PI
Comentários