Meteorologia prevê chuvas intensas para região Norte do Piauí

A previsão meteorológica aponta que Teresina e cidades do centro-norte poderão ter pancadas de chuvas ao longo desta segunda (17).

Cidades do Piauí em alerta laranja para risco de chuvas intensas nesta segunda (17). — Foto: Reprodução Inmet

 Cidades do Piauí em alerta laranja para risco de chuvas intensas nesta segunda (17). — Foto: Reprodução Inmet

A meteorologia prevê chuvas intensas na região Centro-Norte do Piauí nesta segunda-feira (17). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a capital Teresina e cidades como Campo Maior, Esperantina, Piripiri e o litoral seguem em alerta laranja para chuvas intensas com grau de severidade de perigo durante o dia. A previsão também é de chuvas pros próximos dias.

O boletim meteorológico da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) prevê que o Norte do estado terá tempo parcialmente nublado com pancadas de chuva e trovoadas. Já para o Centro-Norte, a previsão indica tempo entre nublado e parcialmente nublado, com chuvas e trovoadas. As regiões Sudeste e Sudoeste devem ter tempo parcialmente nublado com chuva isolada.

Ainda de acordo com a previsão do tempo, todas a regiões poderão apresentar ventos de fraco a moderado. A temperatura máxima na capital, que pode apresentar chuva à tarde ou à noite, vai chegar a 30°C. Em Parnaíba e em todo o litoral, a previsão é de que os termômetros marquem a máxima de 33°C. Já na região Sudoeste os termômetros não passam dos 34°C.

Em caso de emergência, a população pode ligar para o telefone de emergência 199 da Defesa Civil ou para telefone fixo (86) 3223-7366. O atendimento via telefone é 24 horas, todos os dias da semana.

523 famílias desabrigadas na capital

Teresina está com 523 famílias desabrigadas devido às chuvas que estão ocorrendo na cidade. A maioria reside na Zona Norte da capital e foram afetadas por problemas no escoamento da água e no transbordamento de algumas lagoas.

O período chuvoso na cidade de Teresina vem causando vários transtornos. A chuva registrada no sábado (15) causou vários prejuízos na cidade, com carros sendo arrastados pela forte correnteza da água.

Nível dos rios

Segundo boletim divulgado no domingo pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM), o nível atual do rio Parnaíba na capital tem registrado uma redução. Está em 4,99 m, ou seja, em cota de atenção, portanto abaixo da cota de alerta que é de 5,50 m, sendo prevista uma diminuição do nível nas próximas horas. A cota de inundação na capital é de 6,87 m.

O rio Poti, na região de Teresina o nível é de 4,72 m, devendo ocorrer uma elevação nas próximas horas com valores em torno de 5,15 m, devido às chuvas observadas e a subida rápida do rio em Prata do Piauí, mas mantendo-se , ainda, em situação de normalidade.

Strans instala placas em vias públicas de Teresina

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) iniciou a instalação de placas para a sinalização de áreas que possuem risco de alagamentos na cidade de Teresina. Cerca de 50 pontos da cidade devem receber nova sinalização.

Segundo a Strans, a implantação de sinalização que indica as áreas com risco de alagamento tem como objetivo prevenir situações de perigo e emergência nas localidades onde o alto volume de chuvas pode causar enchentes e acidentes.

Fonte: G1 PI

Mais de Campo Maior