Polícia cumpre mandados em operação contra sistema de lavagem de dinheiro no Piauí
Ação foi parte da Operação Mormaço, que tem objetivo da operação foi desarticular uma facção com atuação no Piauí e Maranhão.
A Polícia Civil cumpriu, na manhã desta quinta-feira (10), mandados contra pessoas físicas e jurídicas em Teresina, como parte da Operação Mormaço, deflagrada em conjunto pelos Grupos de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaecos) dos Ministérios Públicos (MPs) do Piauí e Maranhão.
De acordo com o Gaeco-PI, o objetivo da operação foi desarticular uma facção com atuação interestadual descoberta após investigações iniciadas há cerca de um ano pelo Gaeco do Maranhão.
Segundo o MP, essas investigações comprovaram que a organização criminosa tem um sistema de lavagem de dinheiro sofisticado, com a utilização de empresas para o escoamento dos valores resultantes de negócios com o comércio de drogas ilícitas, armas de fogo, veículos e peças de automóveis, além de outras atividades.
“Por meio de alguns investigados e de pessoas ligadas a eles, o dinheiro era aplicado em agências de veículos, arenas esportivas e aquisição de imóveis, além de outros segmentos empresariais. Essa manobra financeira tinha a clara intenção de dificultar o rastreamento dos valores”, informou o órgão em nota.
Com base nessas provas, o Gaeco do MA solicitou à Justiça o sequestro de bens móveis e imóveis avaliados em aproximadamente R$ 8 milhões, além do bloqueio de ativos financeiros diversos. “As investigações detectaram movimentações de ativos dos investigados que chegaram próximo aos R$ 90 milhões", afirmou o órgão.
Além da capital piauiense, também foram cumpridos mandados nos municípios maranhenses de Timon e Caxias.
Ainda conforme o MP, a Operação Mormaço tinha alvos em comum com a Operação Hesíodo, deflagrada pela Polícia Federal (PF) também na manhã desta quinta-feira (10) e que cumpriu mandados em Teresina, com o objetivo de desarticular uma facção criminosa responsável por tráfico de armas, drogas, crimes violentos e lavagem de dinheiro.
Fonte: G1 Piauí
Comentários