Mãe é presa após filhos serem encontrados sozinhos em casa com condições insalubres
Crianças foram localizadas sem a presença de um responsável e em situação de vulnerabilidade dentro da residência, em Pio IX, no interior do Piauí.
Uma mãe de 28 anos foi presa, no domingo (16), em Pio IX (PI), suspeita de abandonar os três filhos menores de idade dentro de casa por aproximadamente 20 horas. O caso foi atendido por policiais militares do Grupamento da Polícia Militar (GPM) do município, com apoio do Conselho Tutelar.
Segundo a Polícia Militar (PM), a equipe tomou conhecimento da situação por volta das 13h30 e se deslocou até a residência da família, localizada na região central da cidade. No local, os policiais encontraram três crianças, de 12, 8 e 5 anos, sem a companhia de qualquer adulto responsável.
Durante a averiguação, foram constatadas condições consideradas precárias de higiene e salubridade. Conforme a PM, havia grande quantidade de sujeira no imóvel, latas de cerveja espalhadas pelos cômodos e até um recipiente com urina dentro da residência. Os policiais também verificaram a falta de água potável e de alimentos adequados para as crianças.
Ainda de acordo com os militares, o garoto de 12 anos relatou que precisou preparar macarrão instantâneo para alimentar a si mesmo e aos irmãos, além de informar que a mãe não havia deixado água disponível para consumo.
A situação chamou ainda mais atenção porque uma das crianças, de 8 anos, possui Transtorno do Espectro Autista (TEA), nível 3 de suporte, condição que exige acompanhamento e cuidados permanentes.
Diante do cenário encontrado, policiais e conselheiros tutelares providenciaram água e alimentação para os menores enquanto realizavam diligências para localizar a mãe.

Situação da casa da família (Foto: reprodução)
As equipes receberam informações de que a mulher estaria em um estabelecimento na Rua da Barragem, consumindo bebida alcoólica. Após buscas, ela foi localizada e abordada.
Segundo a Polícia Militar, a suspeita resistiu à condução, desferindo chutes, esperneando e tentando impedir a ação dos agentes. Os policiais afirmam que foi necessário utilizar força moderada e algemas para contê-la com segurança.
Ainda conforme o relato da ocorrência, a mulher teria proferido ofensas contra os policiais durante a abordagem e apresentava sinais aparentes de embriaguez. Diante dos fatos, foi dada voz de prisão à suspeita pelos crimes, em tese, de abandono de incapaz, resistência e desacato.

Situação da casa da família (Foto: reprodução)
Após o atendimento da ocorrência, o Conselho Tutelar acionou familiares para assumir os cuidados das crianças, garantindo alimentação, hidratação e acompanhamento. A mulher foi encaminhada à Delegacia de Polícia Civil de Fronteiras, onde o caso foi apresentado para os procedimentos legais cabíveis.
As circunstâncias da ocorrência serão analisadas pelas autoridades responsáveis.
Fonte: Clubenews

