Influenciadores presos por jogos de azar movimentaram quase R$ 30 milhões, aponta polícia
A investigação aponta que o grupo utilizava lavagem de dinheiro para dar aparência de legalidade aos valores obtidos.
A Polícia Civil do Piauí revelou que os influenciadores digitais investigados na Operação Jogo Sujo 3 movimentaram quase R$ 30 milhões nos últimos dois anos com a divulgação de jogos de azar ilegais. Entre os alvos, Maria Vitória, conhecida como DJ Latina Gold, é apontada como responsável por movimentar sozinha R$ 14 milhões.
A operação foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (25), com ações nas zonas Norte, Sul e Leste de Teresina. Quatro influenciadores foram presos: Maria Vitória, o marido dela, Domingos Ferreira (o DJ Loboox), Nathalya Therccia Ribeiro e Nayanna Fonseca, detida em um condomínio de luxo na capital.
Segundo o delegado Alisson Macedo, da Delegacia de Repressão e Combate aos Crimes de Informática (DRCI), a investigação aponta que o grupo utilizava lavagem de dinheiro para dar aparência de legalidade aos valores obtidos.
“Fizemos a apreensão de veículos desses influenciadores. Apuramos que os quatro presos hoje movimentaram quase R$ 30 milhões em um período de dois anos e, para usar esse dinheiro, recorreram à lavagem de dinheiro, comprando bens lícitos para tentar dar um ar de licitude a esses valores”, afirmou o delegado.
Alisson Macedo destacou ainda que o prejuízo para as vítimas é alto, chegando a R$ 400 mil.
“Recebemos boletins de ocorrência de pessoas que relataram perdas de até R$ 400 mil. Já fizemos o pedido de bloqueio de bens e ele será cumprido”, completou.
Os investigados devem responder pelo crime de organização criminosa, que, segundo o delegado, envolve uma estrutura complexa.
“O crime de organização criminosa se dá porque os influenciadores fazem parte de uma rede maior. Para que o influenciador divulgue o jogo, é necessário que alguém tenha criado a plataforma. Para criar o jogo, você precisa de desenvolvedores, de quem financia, das instituições que recebem os pagamentos dos apostadores e também dos intermediários, que são as pessoas que arregimentam esses influenciadores para divulgar os jogos”, explicou Alisson Macedo.
Fonte: Cidade Verde
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