Aviões se chocam no aeroporto de Teresina, voos são cancelados e gera transtornos a passageiros
Dois aviões das companhias aéreas Azul e Gol colidiram no pátio de taxiamento do Aeroporto de Teresina na madrugada desta quarta-feira (23). Os voos foram cancelados e ninguém ficou ferido.
Segundo relatos dos passageiros, a aeronave da Azul, enquanto taxiava, colidiu a asa com a cauda da aeronave da Gol, que estava parada. Uma passageira do voo da Azul viu o momento da batida e alertou os comissários de bordo. O avião da Azul fazia a manobra de taxiamento para decolar do local.
Com a colisão, os passageiros precisaram desembarcar das aeronaves, causando grande movimentação no saguão do aeroporto desde o incidente.
Passageiros relataram dificuldades
Os passageiros com quem o Cidadeverde.com conversou na manhã de hoje tiveram suas passagens remarcadas para amanhã (24), às 3h e até para sexta-feira (25), também durante a madrugada.
A revolta entre os passageiros só não era maior que o cansaço. Grande parte deles chegaram por volta de 1h30 no aeroporto, para realizar os procedimentos de check-in e despachar as bagagens.
A enfermeira Raissa Lima Ribeiro viajava com destino a Uberlândia (MG), onde reside e trabalha. Ela estava em Teresina visitando parentes e teve a sua passagem remarcada para sexta-feira (23).
"Estamos aqui desde 1h30, estou com sede, com sono, exausta e revoltada com o tratamento que recebemos pela companhia aérea. Não nos foi ofertado sequer um copo com água. A companhia não está nos ajudando em nada. Vou perder as aulas do meu curso de especialização e os meus plantões nos próximos dois dias", lamentou.
A passageira Sara Nunes estima um prejuízo de até R$ 30 mil. Ela viajaria de Teresina com destino a Brasília, onde ela e outra colega de trabalho participariam de um curso de imersão.
"Eu e minha chefe deveríamos chegar em Brasília hoje para participar de um curso de imersão. O curso começaria hoje e seguiria até domingo (27). A empresa em que trabalhamos investiu mais de R$ 30 mil nessa operação, entre inscrição, passagens e hospedagem e a realocação que estão ofertando para nós é somente para sexta-feira. Assim perderíamos a metade do curso", lamentou.
Empresas se manifestam
A Azul relatou que todos os clientes desembarcaram em segurança e que os afetados estão sendo realocados em outros voos. A GOL pontuou que a colisão atingiu um dos seus estabilizadores, causando danos à aeronave que seguiu para manutenção.
"A aeronave está sendo inspecionada pelo time técnico e, como consequência, o voo precisou ser cancelado. Os clientes afetados estão recebendo a assistência prevista na Resolução 400 da ANAC, com reacomodação em outros voos. A Azul esclarece, ainda, que está apurando a ocorrência", afirmou a Azul
A Gol informou que o incidente causou danos à aeronave, que seguiu para manutenção. Destacou ainda que todos os seus clientes estão sendo acomodados.
Nota da Azul
A Azul informa que, durante o procedimento de táxi no aeroporto de Teresina (PI), na madrugada desta quarta-feira (23/10), a aeronave do voo AD4379 (Teresina-Viracopos) tocou, em solo, a ponta de sua asa com a de uma aeronave de empresa congênere. Todos os Clientes desembarcaram normalmente e em total segurança, valor principal para a Companhia. A aeronave está sendo inspecionada pelo time técnico e, como consequência, o voo precisou ser cancelado.
Os Clientes afetados estão recebendo a assistência prevista na Resolução 400 da Anac, com reacomodação em outros voos. A Azul esclarece, ainda, que está apurando a ocorrência.
Nota da Gol
A GOL informa que a aeronave que faria o voo G3 1787, de Teresina (THE) para Brasília (BSB) nesta quarta-feira (23/10), teve um dos seus estabilizadores atingido por outro avião de companhia congênere, enquanto estacionada no pátio do aeroporto teresinense. O incidente causou danos à aeronave da GOL, que seguiu para manutenção. O voo foi cancelado.
Os Clientes estão sendo acomodados de acordo com as necessidades e facilidades previstas e sendo remarcados para outros voos. Todas as ações referentes ao voo foram tomadas com foco na Segurança, valor número 1 da GOL.
Nota do Aeroporto de Teresina
O Aeroporto de Teresina informa que foi registrada uma ocorrência envolvendo duas aeronaves no pátio de estacionamento de aeronaves na madrugada desta quarta-feira (23). Ninguém ficou ferido. As causas serão investigadas pelas equipes do aeroporto e das companhias aéreas. Os voos da companhia Gol, com destino a Brasília, e da companhia Azul, com destino a Campinas, foram cancelados e os passageiros estão sendo remanejados para outros voos pelas companhias.
Aeroporto de Teresina
Assessoria de Imprensa
Fonte: Por Rebeca Lima, Bárbara Rodrigues, Adriana Magalhães e Najla Fernandes (TV Cidade Verde)
Comentários