Governo leva ações de prevenção à violência para garantir segurança das mulheres no Pirifolia
Dentre os serviços, estão a sensibilização com a população distribuindo leques informativos, atendimentos psicossociais em parceria com órgãos de proteção à mulher.
A Secretaria das Mulheres do Piauí (Sempi) e a Secretaria da Segurança Pública (SSP) realiza, no Pirifolia, evento que iniciou nessa quinta-feira (19), em Piripiri, ações de prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher por meio do Ônibus Lilás. Dentre os serviços oferecidos, estão a sensibilização com a população distribuindo leques informativos, atendimentos psicossociais em parceria com órgãos de proteção à mulher e Centro Integrado de Segurança.
Após o evento, que encerra no domingo (21), o Ônibus Lilás seguirá visitando outras cidades do Piauí, como Inhuma, Ipiranga, Picos, São Raimundo Nonato, Dirceu Arcoverde e Oeiras, levando informações, apoio e serviços às comunidades.
Nayara Costa, da equipe da Sempi, explica que a secretaria visa assegurar que todas as mulheres possam desfrutar do evento com segurança e dignidade. “Nós tivemos duas frentes de trabalho. A primeira, com a campanha de prevenção e divulgação do protocolo “Ei, mermã, não se cale”, divulgando o número da central de atendimento 0800 000 1673, o bot, que funciona 24 horas, e informando os direitos das mulheres que estavam presentes no corredor da folia. Também falamos sobre as medidas a serem tomadas em caso de importunação sexual, como aqueles casos em festas com beijos roubados e mãos bobas, que as mulheres não permitem”, explica a assessora.
“Além disso, deixamos o ônibus à disposição, com a equipe pronta para atendimento e esclarecimento de dúvidas das mulheres que precisassem urgentemente de alguma informação. No primeiro dia, a cidade estava muito movimentada, com muitas mulheres participando, e o resultado foi positivo. Conseguimos transmitir nossa informação, mensagem e prevenção, em parceria com o Centro Integrado da Secretaria da Segurança e demais órgãos”, frisa Nayara.
Essa ação de prevenção à violência contra a mulher é essencial para que as pessoas compreendam que a tolerância é zero para qualquer tipo de violação dos direitos das mulheres. A parceria entre as secretarias é fundamental para a implementação de estratégias eficazes de prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher, especialmente em grandes eventos como o Pirifolia.
CCom
Comentários