Governo do Estado realiza cerimônia de abertura dos Jogos Escolares Piauienses 2024 nesta quinta (27)

Neste ano, as competições serão realizadas em sete polos de educação, oportunizando a participação dos 224 municípios do estado.

 

O governador Rafael Fonteles participa, nesta quinta-feira (27), às 9h,  na Arena Verdão, da cerimônia de abertura dos Jogos Escolares Piauienses (JEPIs) e das Paralimpíadas Escolares 2024. Os eventos serão promovidos por meio da parceria entre as Secretarias dos Esportes (Secepi), da Educação (Seduc) e para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), 

Os jogos são o maior evento de esporte escolar do estado, contando com a participação de estudantes na faixa etária de 11 a 17 anos das redes estadual e municipal de ensino, além de alunos das escolas particulares e do Instituto Federal do Piauí (IFPI), totalizando cerca de 6 mil alunos-atletas participando das disputas.

Desde o ano passado, os jogos vêm passando por uma expansão. Primeiro com a inclusão de alunos das escolas municipais, particulares e do IFPI. Depois com a realização das Paralimpíadas Escolares, com modalidades do paradesporto. E por último, com a descentralização do local das disputas, passando a ser realizados em polos de educação por todo o estado.

Neste ano de 2024, os jogos trazem o aumento do número de polos para sete, oportunizando a participação dos 224 municípios do estado, alcançando os 12 territórios de desenvolvimento. As paralimpíadas passam a ser disputadas no mesmo período dos JEPIs, com ampliação das modalidades que passaram de duas para quatro e proporcionando maior visibilidade e importância ao evento. 

WhatsApp Image 2023-10-31 at 13.10.46 (1).jpeg

Outra novidade é a expansão do número de modalidades, passaram de 18 para 22. Neste ano, teremos atletismo, atletismo adaptado, badminton, basquetebol, ciclismo, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, natação, voleibol, vôlei de praia, taekwondo, tênis de mesa, wrestling e xadrez. E estreando a esgrima, o tiro com arco, o triathlon e a natação em águas abertas. Dessa forma, crescendo as chances da conquista de mais medalhas.  

Em 2023, nossos atletas trouxeram 44 medalhas para o Piauí nas disputas escolares nacionais. Sendo 22 medalhas de ouro, sete de prata e 15 de bronze. Em 2022, foram 23 medalhas. 

Os atletas selecionados nos JEPIs representarão o estado nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), nos Jogos da Juventude (JUV), na etapa nacional das Paralimpíadas Escolares e no Campeonato Brasileiro Escolar de Futsal sub-17.

 

CCom

Mais de Esporte