Acidente em barragem deixa três mortos em Brejo Santo no Ceará

Reservatório de Atalho recebeu águas do Rio São Francisco em novembro de 2020 — Foto: Divulgação

 Reservatório de Atalho recebeu águas do Rio São Francisco em novembro de 2020 — Foto: Divulgação

Um acidente na barragem do Reservatório de Atalho, no Ceará, deixou três operários mortos no fim da tarde desta segunda-feira (8), no município de Brejo Santo. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), o rompimento de uma tubulação ocorreu quando eram realizados testes operacionais da tomada d'água no sistema da barragem. No momento do acidente havia 20 trabalhadores no local.

Conforme o MDR, as informações preliminares indicam que a estrutura da barragem não foi afetada e que não há vazamentos. A população que vive nas proximidades da estrutura está segura e não corre riscos. Uma perícia vai ser realizada para averiguar as causas e responsabilidades pelo acidente. O Ministério informou que todo apoio será dado às famílias das vítimas.

Nesta terça-feira (9), o secretário Nacional de Segurança Hídrica, Sérgio Costa, vai visitar o local para, em conjunto com o Consórcio Operador e equipe técnica do ministério, avaliar a situação e tomar as medidas necessárias.

Em novembro do ano passado, o reservatório recebeu as águas do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco depois de passarem pelo vertedouro do Reservatório de Jati. O reservatório tem capacidade de 100 milhões de m³, mas o volume atual era de 90 milhões de m³.

O Projeto de Integração do Rio São Francisco soma 477 km de extensão e é o maior empreendimento hídrico do Brasil. Quando todas as estruturas e sistemas complementares nos estados estiverem em operação, cerca de 12 milhões de pessoas serão beneficiadas em 390 municípios de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte.

Barragem de Jati

Em agosto do ano passado, ocorreu o rompimento da tubulação de uma barragem que recebe águas da transposição do Rio Francisco, em Jati no interior do Ceará.

O acidente ocorreu após a abertura de uma comporta da barragem depois da sangria do reservatório. 2 mil pessoas foram evacuadas e levadas para abrigos e casas de familiares. Não houve registro de feridos.

Fonte: G1. O globo

Mais de Acidente