Instituto Butantan anuncia envio de 500 mil doses da Coronavac para o Piauí

A compra direta do imunizante prevê entrega imediata de 200 mil doses ao estado.

Instituto Butantan assina acordos com os estados para envio de doses da Coronavac — Foto: Divulgação/Governo do Piauí

 Instituto Butantan assina acordos com os estados para envio de doses da Coronavac — Foto: Divulgação/Governo do Piauí

O Instituto Butantan anunciou nesta quarta-feira (22) o envio de 500 mil doses da vacina Coronavac para o Piauí. A compra direta do imunizante prevê 200 mil doses para entrega imediata ao estado.

Os acordos foram firmados com os estados do Piauí, Ceará, Espírito Santo, Pará e Mato Grosso após o Instituto concluir o envio de 100 milhões de doses previstas em dois contratos com o Ministério da Saúde.

O governador do Piauí, Wellington Dias, participou da solenidade para oficialização da compra direta de doses, que não envolveu o Ministério da Saúde. Um termo de cooperação foi assinado com o governador de São Paulo, João Dória.

"Foi um passo que sonhamos e trabalhamos há muito tempo que é garantir um aumento dessa remessa, que é abaixo da proporção, para ampliarmos a vacinação. Independente de partidos e das disputas políticas, buscamos nos integrar num único objetivo que é de salvar vidas, o pacto pela vida. Escolhemos corajosamente seguir a ciência", declarou o governador Wellington Dias.

De acordo com Wellington Dias, que também é coordenador do tema "vacina" no Fórum dos Governadores do Brasil, o Plano Nacional de Imunização tem uma defasagem com vários estados. Durante coletiva, ele destacou que o objetivo de todos os estados é alcançar um percentual acima de 80% da população vacinada.

"Nós ainda temos muita gente que precisa tomar a primeira dose, outros que precisam tomar a segunda ou reforço. Fizemos várias tentativas de suprir essa falha e encontramos várias barreiras, por isso hoje é um dia histórico", pontuou.

Vacinação no Piauí

O secretário estadual de saúde do Piauí, Florentino Neto, explicou ao g1 que o governo pretende destinar parte da Coronavac para incrementar a vacinação dos adultos e idosos. As doses da Pfizer serão para os adolescentes de 12 a 17 anos.

"A vinda desse lote de vacinas vai trazer mais tranquilidade para imunizar a população piauiense. A chegada dessas doses vai permitir uma maior celeridade à nossa campanha de vacinação", comentou Florentino Neto.

Fonte: G1 PI

Mais de Coronavírus