Em resposta ao Coldplay no Twitter, governador do Piauí promete plantar 5 milhões de árvores até 2024
Governador tem menos de dois anos de mandato restantes e afirmou que vai plantar 5 milhões de árvores nos próximos quatro anos. Promessas de campanha na área ambiental foram cumpridas parcialmente.
O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), afirmou em resposta à banda Coldplay, no Twitter, que vai plantar 5 milhões de árvores nos próximos quatro anos e criar pelo menos 1 milhão de hectares de novas unidades de conservação de proteção integral até 2022.
Procurada pelo G1, a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) informou que estado tem 327 mil hectares de terras protegidas, e estuda a criação de mais três unidades de conservação, mas não deu detalhes de como as promessas do governador serão executadas.
A resposta de Welington veio após ser citado em uma postagem da banda na segunda-feira (23). O pedido era para que ele e mais cinco governadores brasileiros se comprometessem com ações para combater a crise climática global.
A banda Coldplay pediu, através de um post no Twitter nesta segunda (23), que governadores brasileiros tomem iniciativas sobre as mudanças climáticas.
"Os estados que vocês representam têm uma grande oportunidade de fazer história no combate às mudanças climáticas. Vocês vão se juntar a nós no #GlobalCitizenLive com compromissos de conservação e adaptação?", diz o post da banda.
Foram marcados no post os governadores Waldez Góes (PDT) do Amapá, Helder Barbalho (MDB) do Pará, Mauro Mendes (DEM) do Mato Grosso, coronel Marcos Rocha (PSL) de Rondônia, João Azevedo (Cidadania) da Paraíba e Wellington Dias (PT) do Piauí.
“Oi, @coldplay, reforço o compromisso do Piauí de plantar 5 milhões de árvores nos próximos 4 anos e criar pelo menos 1 milhão de hectares de novas unidades de conservação de proteção integral até 2022. Agradeço o convite, eu e minha família curtiremos muito a #GlobalCitizenLive”, respondeu o governador.
Compromissos feitos e promessas de campanha
Conforme levantamento feito pelo G1 sobre as promessas de campanha de Wellington Dias, os compromissos sobre pautas ambientais foram cinco: Implementar o programa Ativos Verdes, criar e implantar a Política Estadual de Gestão de Resíduos Sólidos, fazer com que 50% das multas e serviços de licenciamento ambiental sejam aplicados em preservação e criar novas unidades de conservação ambiental.
No Twitter e no Instagram, o governador lembrou duas das promessas (sobre o programa Ativos Verdes e sobre a criação de novas unidades de conservação), e acrescentou a compromisso de plantar 5 milhões de árvores nos próximos 4 anos.
Segundo a Semar, o Piauí possui 13 unidades de conservação de competência estadual e 17 de competência federal, incluídas nos grupos de Proteção Integral e Uso Sustentável. O estado tem, ao todo, 327 mil hectares de terras protegidas.
De 2018 até agora, o governo criou três novas áreas de proteção ambiental, de tipos diferentes, que totalizam aproximadamente 16 mil hectares no Norte e na região central do Piauí. A Semar informou que está fazendo estudos preliminares para a criação de mais três unidades de conservação de competência do estado.
A Semar informou ainda que o plantio das árvores deve ser feito através do projeto Piauí Mais Verde, um programa institucional permanente destinado a recuperar áreas degradadas dentro das unidades de conservação que são de competência do estado. O programa está na primeira fase de execução.
Não citado no Twitter, o programa Ativos Verdes foi mencionado no Instagram pelo governador. O programa foi criado em 2017, antes do atual mandato do governador, com a intenção de transformar a preservação de áreas verdes em crédito para o estado.
Em 2019, o governo ainda buscou parcerias com empresas interessadas em Crédito Florestal, mas nenhum acordo foi fechado. O governo afirma que a implementação do Programa Ativo Verde está em andamento no estado.
Por Andrê Nascimento/G1 PI
Comentários