Em debate, Rafael Fonteles destaca avanços na saúde e defende ampliação do Casa Legal e do OPA

No primeiro bloco do debate, candidato rebateu críticas, apresentou resultados de programas e anunciou metas para um eventual segundo mandato

Foto: Gabriel Paulino

 Foto: Gabriel Paulino

O governador e candidato à reeleição, Rafael Fonteles (PT), destacou, no primeiro bloco do último debate com os candidatos, realizado nesta terça-feira (29), os resultados de programas do Governo do Piauí nas áreas de saúde, regularização fundiária e participação popular. Entre as iniciativas citadas estão o Piauí Saúde Digital, o Casa Legal e o Orçamento Participativo Digital (OPA).

Na área da saúde, Rafael afirmou que o Estado dobrou os recursos disponíveis para os municípios e destacou que o Piauí Saúde Digital já ultrapassou 2,2 milhões de atendimentos. O candidato também defendeu a ampliação da oferta de cirurgias eletivas e a descentralização dos serviços de média e alta complexidade.

Ao defender o programa Saúde Digital, Rafael afirmou que os atendimentos são gratuitos para toda a população do Piauí. “O programa está disponível até para os que têm plano de saúde e têm condições de pagar uma consulta particular. Mas com a diferença de que essa consulta é gratuita e está disponível 24 horas por dia, sete dias por semana”, disse o candidato.

O governador também destacou que tem como meta a conclusão de 28 centrais de diagnóstico no estado durante um eventual segundo mandato.

Casa Legal e OPA

Ao abordar os programas Casa Legal e OPA, Rafael afirmou que pretende ampliar as duas iniciativas em um eventual segundo mandato. Segundo o candidato, o Casa Legal já entregou 100 mil registros a famílias que vivem há décadas em seus imóveis sem documentação. Para os próximos quatro anos, Rafael estabeleceu a meta de 200 mil novos registros de imóveis por meio do Casa Legal.

Sobre o OPA, o candidato destacou a participação de associações de bairros e movimentos sociais na escolha das obras públicas. As propostas passam por votação popular, inclusive pelo WhatsApp. Rafael afirmou ainda que pretende ampliar o orçamento e o número de municípios atendidos pelo programa, citando experiências já realizadas em Teresina, Parnaíba, Picos, Floriano e Piripiri.

“São dois programas que nós temos orgulho de ter criado e, caso Deus e o povo permitam que eu seja reeleito, nós vamos ampliar tanto o orçamento, quanto o número de cidades contempladas em ambos”, declarou.

Mais de Piauí