DENARC descobre nova rota do tráfico de drogas entre Ceará e Piauí durante investigação

Segundo o delegado Samuel Silveira, organizações criminosas passaram a utilizar um novo trajeto para abastecer o mercado ilegal de drogas no Piauí, ampliando o desafio das forças de segurança no combate ao tráfico.

Foto: Lucas Dias/GP1

 Foto: Lucas Dias/GP1

O Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico (DENARC) tem intensificado as investigações contra organizações criminosas que atuam no Piauí e, como consequência, alcançado fornecedores de drogas em outros estados. Após operações que atingiram grupos no Maranhão, o foco agora se volta para uma nova rota identificada entre o Ceará e Teresina.

À Coluna, o delegado Samuel Silveira explicou que as investigações não são iniciadas fora do estado, mas surgem a partir da análise do comportamento das facções criminosas que atuam no Piauí.

"É importante dizer que não há um foco aqui no estado do Piauí de adentramento nos outros estados. Na verdade, essa movimentação de prisões é consequência de um estudo do tráfico de drogas aqui no próprio estado e do comportamento das facções que aqui atuam. São investigações originadas no Piauí, mas que acabam desembocando em centros de distribuição localizados em outros estados, como o Maranhão e agora também o Ceará", afirmou. 

Segundo o delegado, o DENARC pretende aprofundar todas as investigações, independentemente dos limites territoriais. "Nossa determinação é aprofundar o máximo todas essas investigações. Certamente haverá operações chegando ao Sul, Sudeste, Centro-Oeste e também aos estados vizinhos do Piauí", ressaltou Samuel Silveira.

Ceará entra no radar do DENARC

De acordo com Samuel Silveira, a prisão realizada na madrugada da última sexta-feira (10) reforçou a suspeita de que integrantes da facção Bonde dos 40 estejam utilizando o Ceará como ponto de fornecimento de drogas para o Piauí.

As investigações também apontam uma possível ligação entre o tráfico e integrantes de uma torcida organizada de um clube cearense, hipótese que ainda está sendo aprofundada pela Polícia Civil.

"O que dá conta da investigação é que esses indivíduos seriam relacionados à facção Bonde dos 40. Há também a informação de que essa droga teria sido distribuída por uma torcida de um time do estado do Ceará. Esse link entre torcida organizada e tráfico de drogas precisa ser melhor esclarecido, mas é um ponto que merece toda atenção", destacou.

O delegado ponderou que ainda será apurado se a torcida possui, de fato, vínculo com a distribuição dos entorpecentes ou com alguma organização criminosa no estado vizinho. Operações em sequência

Samuel Silveira destacou que as ações do DENARC têm ocorrido de forma contínua. Somente em um período de 24 horas, duas operações de grande impacto foram realizadas na região Metropolitana de Teresina. 

A primeira teve como alvo integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC), com o cumprimento de 23 mandados de prisão. Ao todo, 24 pessoas foram presas durante a ofensiva, realizada no Piauí e na cidade de Codó, no Maranhão.

Na sequência, equipes do departamento monitoraram um veículo que saiu de Fortaleza transportando drogas para Teresina, culminando em mais uma prisão durante a madrugada.

"Foi uma operação de enfrentamento ao PCC. Logo em seguida, fizemos o monitoramento desse veículo que veio de Fortaleza trazendo droga e realizamos essa prisão. No início da semana já aconteceram outras prisões protagonizadas pelo DENARC. É um trabalho de sistematização, monitoramento e planejamento que realizamos desde o início da nossa gestão e que tem resultado em boas ações e no aperfeiçoamento dos números de enfrentamento à violência", afirmou.

Fonte: GP1

Mais de Piauí