Sejus distribui 340 kg de peixes produzidos na Major César para unidades penais de Altos
A produção de tilápia é um dos projetos da Sejus para a ressocialização de pessoas privadas de liberdade.
A Secretaria de Justiça do Piauí realizou esta semana a distribuição de aproximadamente 340 kg de tilápia para as unidades do Complexo Penal de Altos. Os peixes foram produzidos na Colônia Agrícola Major César Oliveira, uma unidade de regime semiaberto que se destaca por suas iniciativas de trabalho e ressocialização para pessoas privadas de liberdade.
A produção é fruto de um projeto que utiliza um tanque de criação de peixes suspenso. Inicialmente, 2.500 alevinos foram introduzidos no local, crescendo até atingir o peso ideal para consumo e abastecimento das refeições dos detentos. Este primeiro ciclo de produção contou com a participação ativa de dezesseis reeducandos, que colaboraram em todo o processo.
“Foi a nossa primeira produção de tilápia no tanque suspenso da unidade. A produção trará um avanço ao sistema, além da capacitação que o interno está recebendo. Produziremos peixes para a refeição dos internos”, disse o gerente adjunto da Colônia Major César, Reginaldo Ribeiro.
A distribuição dos peixes da Colônia Agrícola Major César Oliveira beneficiou diretamente a Penitenciária Capitão Carlos José Gomes Assis, a Cadeia Pública de Altos e a Penitenciária Humberto Reis da Silveira. A unidade conta ainda com campo agrícola, fábricas de produção de pré-moldados de concreto, malharia, serralheria e padaria.
Para os detentos, os projetos de produção representam muito mais do que trabalho; eles são uma oportunidade valiosa de conhecimento e aprendizagem.Um dos reeducandos envolvidos na piscicultura expressou sua satisfação: “Aprendi muito, desde a questão da alimentação ao tratamento da água. Agradeço muito essa oportunidade que estou tendo aqui na Major César”, ressaltou.
Comentários