Capacitações sobre políticas públicas marcam início do Diálogos pelo Piauí no Território dos Carnaubais

No sábado (17), o evento segue com a Feira de Serviços, oficinas de revisão do Plano Plurianual e plenária com o governador Rafael Fonteles.

Foto: Governo do Piauí

 Foto: Governo do Piauí

A terceira edição do Diálogos pelo Piauí, teve inicío nesta sexta-feira (16), em Campo Maior, com o dia completo destinado à capacitações temáticas para equipes municipais e público em geral do Território dos Carnaubais. Com a participação de diversos órgãos do governo, as capacitações têm o objetivo de fortalecer a cidadania e aproximar os serviços públicos da população local. No sábado (17), o evento segue com a Feira de Serviços, oficinas de revisão do Plano Plurianual e plenária com o governador Rafael Fonteles.

Dentre as capacitações ofertadas, a da Secretaria de Assistência Social (Sasc) tem como foco orientações sobre a inclusão de comunidades tradicionais no Cadastro Único. “Nossa capacitação orienta equipes municipais sobre como incluir no CadÚnico os grupos populacionais tradicionais específicos, como indígenas, quilombolas, ribeirinhos e extrativistas. São públicos prioritários para o acesso às políticas públicas e o primeiro passo é garantir que estejam devidamente cadastrados por meio da busca ativa dessas famílias e identificação correta nos campos do sistema, para assegurar que nenhuma pessoa que tenha direito fique de fora dos programas sociais”, afirmou a gerente de Transferência de Renda e Benefícios da Sasc, Katiane Gualberto.

Katiane Gualberto (Foto: Francisco Gilásio)

Katiane Gualberto (Foto: Francisco Gilásio)

O superintendente de Assistência Social de Campo Maior, Joares Cavalcante, participou da capacitação da Sasc e ressaltou a importância do evento para o fortalecimento das políticas públicas nos municípios. “É uma iniciativa extremamente importante do Governo do Estado, na qual os municípios são aproximados da gestão estadual e suas demandas são ouvidas. Estamos discutindo temas como o Cadastro Único, o Bolsa Família e as regras de proteção, com foco na inserção de novas famílias. Esse é um momento especial para tirar dúvidas e garantir que o atendimento chegue com qualidade ao cidadão que está na ponta”, pontuou.

Joares Cavalcante (Foto: Francisco Gilásio)

Joares Cavalcante (Foto: Francisco Gilásio)

Já Carol Machado, assessora parlamentar de Campo Maior, participou da capacitação sobre editais públicos e destacou a relevância do conteúdo para sua atuação profissional. “Trabalho com assessoria parlamentar e buscamos sempre nos aprofundar para auxiliar melhor quem representamos. A capacitação ajuda na elaboração de projetos e indicativos de lei, além de nos dar mais clareza sobre onde buscar informações”, afirmou. O tema é abordado na capacitação “Liderança em Destaque”, promovido pelas secretarias de Relações Sociais (Seres) e da Administração, em parceria com a Escola de Governo.

Carol Machado (Foto: Francisco Gilásio)

Carol Machado (Foto: Francisco Gilásio)

O diretor de Relações Sindicais da Secretaria de Relações Sociais (Seres), Josivaldo Martins, destacou a importância das capacitações voltadas às lideranças sociais. “Identificamos a necessidade de qualificar os movimentos sociais, sindicais e populares para o acesso a editais públicos, tanto estaduais quanto federais. Muitas organizações deixam de se inscrever por não dominarem a elaboração dos projetos exigidos. Com o Diálogos pelo Piauí, aproveitamos a presença do Governo nos territórios para oferecer essa formação e fortalecer a atuação das lideranças em suas comunidades”, explicou.

Josivaldo Martins (Foto: Francisco Gilásio)

Josivaldo Martins (Foto: Francisco Gilásio)

As capacitações seguem na parte da tarde com temas sobre comunicação assertiva (Seres/Sead); atuação dos servidores municipais como multiplicadores de informações sobre saneamento (Agrespi/MRAE); captação de recursos via leis de incentivo, orientações práticas sobre o Sistema de Cadastro Cultural (Sicac) e informações sobre a Política Nacional Aldir Blanc (Secult); protocolo “Ei, Mermã, Não Se Cale”, com temas como a Lei Maria da Penha, funcionamento da Rede de Apoio e os fluxos de encaminhamento de mulheres em situação de violência doméstica (Sempi/SSP).

Oficinas no primeiro dia do Diálogos pelo Piauí em Campo Maior (Foto: Francisco Gilásio)

Oficinas no primeiro dia do Diálogos pelo Piauí em Campo Maior (Foto: Francisco Gilásio)

 

Mais de Campo Maior