Leitos de UTI estão 100% ocupados em Teresina

Imagem ilustrativa. Foto: divulgação

 Imagem ilustrativa. Foto: divulgação

A nova escalada de casos da Covid-19 lotou hospitais em Teresina nesta segunda-feira (09/03). De acordo com dados da Fundação Municipal de Saúde (FMS), obtidos pelo OitoMeia, todas unidades que atendem Covid-19 na rede municipal de Saúde estão 100% ocupados. Existem uma fila de espera com 27 pacientes para Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e mais 29 aguardam vaga para serem transferidos para leitos clínicos.

O presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, afirmou em entrevista à TV Clube que as medidas tomadas para o reforço da rede de Saúde não estão acompanhando o avanço da pandemia de coronavírus.

“Pela evolução da doença, mesmo com todas essas medidas sendo tomadas, elas não estão acompanhando a evolução doença. Um exemplo é que hoje em todas as nossas UPAs temos pacientes com Covid esperando transferência para UTI. Ainda bem que montamos UTI em todas as UPAs”, explicou o médico.

De acordo com o gestor, a previsão é de que o sistema continue a enfrentar situação crítica nos hospitais covid pelos próximos 15 dias. Segundo o Conselho de Operações Especiais (COE), o Piauí deve viver o pico desta nova onda da pandemia em maio, com projeção de até 30 mortes diárias.

No fim desta manhã, o prefeito de Teresina, Dr Pessoa (MDB) reuniu secretariado no Palácio da Cidade e propõe ações integradas para o combate a Covid-19. Segundo Gilberto existe a possibilidade de que recursos de outras pastas possam ser destinados à FMS.

Estaduais e privados também estão cheios

Ainda nesta manhã (09), o secretário estadual de Saúde, Florentino Neto, afirmou que as filas de espera para obter um leito covid no Piauí já são uma realidade. Segundo o Boletim da Sesapi, 82,7% dos leitos de todo o estado estavam ocupados até a segunda-feira (08).

“No final de semana nossa fila de espera chegou a ter mais de 40 pacientes. Estamos revisando todo o nosso trabalho. Não temos mais essa realidade de receber a solicitação do leito de UTI e imediatamente termos essa liberação. Hoje, temos essa espera”, afirmou o gestor.

Hospitais da rede estadual e privada localizados em Teresina (informações do boletim da Sesapi até 08/03):

Hospital da Polícia Militar Dirceu Arcoverde – HPM: UTI 100% OCUPADAS

Hospital de Doenças Tropicais Natan Portella – HDIC: UTI 100% OCUPADAS

Hospital São Marcos: UTI 100% OCUPADAS

PRONTOMED: UTI 100% OCUPADAS

UNIMED: UTI 100% OCUPADAS

 

Fonte: oitomeia.com

Mais de Teresina