Carroceiros fazem protesto, tocam fogo e fecham via no Norte do Piauí
O protesto acontece em frente à Câmara Municipal de Teresina, Centro/Norte da capital.
Nesta terça-feira (06/08), carroceiros iniciaram a manhã fechando a Avenida Marechal Castelo Branco, zona Centro/Norte da capital, com protesto contra o Projeto de Lei que institui o programa de redução gradativa dos veículos de tração animal em Teresina.
O protesto acontece em frente à Câmara Municipal de Teresina. Os manifestantes pretendem ficar no local até conseguirem respostas da vereadora responsável pelo projeto, Thanandra Sarapatinhas (Patriota). O OitoMeia está no local acompanhando de perto o protesto.
Um dos manifestantes, o carroceiro João Francisco, reclama que a nova legislação vai prejudicar sua vida, que depende da atividade carroceira para o sustento da família.
“Ela quer tirar todos os carroceiros do ramo. Todo mundo aqui é pai de família, não tem nenhum vagabundo ‘aí’ no meio. Me diz o que a gente vai fazer? Tem a vereadora [Thanandra Sarapatinhas] aí, o problema está só nela. A gente quer falar com ela. Nós não queremos falar com outros vereadores não, é só com ela! Para ela saber qual o problema que vai acontecer com nós. Se ela quiser dar emprego pra gente, nós deixamos as carroças tudo aqui”, disse.
A vereadora Thanandra Sarapatinhas, que estava dentro da Câmara no momento do protesto, ressaltou que a redução seria de forma gradativa e não de forma abrupta. Ela pontua que não tem a intenção de prejudicar os cidadãos que dependem da atividade para sustento familiar e que a Prefeitura de Teresina fará em estudo para a implantação do projeto.
“O projeto é pra acabar [com o uso das carroças]. É uma redução gradativa das carroças aqui em Teresina. O povo ainda não entendeu o que é o projeto em si. Eu não quero, simplesmente, que coloque os pais de família para ficarem desempregado não. De acordo com o que o que os pais de família fossem empregados, inserido no mercado de trabalho, a Prefeitura vai ter que colocar eles em algum lugar para trabalhar. A Prefeitura vai ter que fazer todo um estudo ainda para poder resolver a situação deles. Depois que essas pessoas estiverem trabalhando, aí sim que vão sendo retirado os animais”, explicou.
Ainda de acordo com a parlamentar, os animais forem sendo retirados do trabalho de tração animal vão ser realocados para auxílio em ecoterapia, uma forma de auxiliar a cura a partir da reconexão com a natureza.
“Eles [animais] serão colocados para adoção naquelas associações que fazem o trabalho de equoterapia, para tratamento de pessoas com deficiência. Vai ter que ter todo um estudo, não vai ser a la vontê, do nada acabar a carroça e acabou. Todos os dias tem bicho sendo atropelado, sendo escravizado a vida toda, não tem tratamento e não tem nada, e o povo acha normal. Em todo lugar está acabando as carroças e aqui não pode acabar?”, relatou.
Sobre O Projeto De Lei
O projeto de lei estabelece que a Prefeitura de Teresina faça a doação de bicicleta de carga ou qualquer outro veículo similar acoplado a uma caçamba de baixo custo e de simples manutenção para os carroceiros cadastrados. O prazo para o direcionamento dos condutores e à inserção no mercado de trabalho é de um ano.
“Após transcorridos os prazos e cumprido todos os termos, fica terminantemente proibida a circulação de Veículos de Tração Animal em urbana no município de Teresina”, estabelece o parágrafo V do Artigo segundo da lei.
A lei ainda prevê que o profissional que descumprir a nova regra terá o veículo apreendido. Já o animal será levado para o Centro de Zoonoses e, se não for restituído em 30 dias, será doado para instituições que fazem o uso de equoterapia para Pessoas Com Deficiência (PCDs).
Fonte: Oitomeia
Comentários