Rio Longá entra em cota de alerta para inundação em Esperantina
A Defesa Civil municipal informou que a prefeitura já está preparando algumas escolas da cidade para receber a população que vive às margens do rio, caso haja necessidade.
Na manhã desta terça-feira (8) o Rio Longá entrou em cota de alerta para inundação na cidade de Esperantina, Norte do Piauí. Segundo a Defesa Civil municipal, o volume do rio que já chegou a 6,10 metros até as 10h, diminuiu para 5,90 metros, mas segue em cota de alerta.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil municipal, Joaquim Patrocollo, a prefeitura já está preparando algumas escolas da cidade para receber a população que vive às margens do rio, caso haja necessidade.
“Nós estamos em alerta, porque o rio para subir um metro é rápido. Inclusive Esperantina já está ajeitando alguns colégios, limpando, pintando e organizando para se houver necessidade, a gente colocar os desalojados e desabrigados em escolas que não estão funcionando, para não atrapalhar as aulas", explicou Patrocollo.
Rio Poti em cota de alerta
De acordo com o Serviço Geológico Brasileiro (CPRM), o nível do Rio Poti, que chegou à cota de alerta na segunda-feira (7) em Teresina, deve baixar nas próximas 10 horas desta terça (8) até 8,4 metros, deixando cota de alerta e entrando na cota de atenção.
O Rio Poti desagua no Rio Parnaíba, o que deve provocar a subida no nível desse rio nas cidades a partir de Teresina. Segundo o CPRM, a água deve chegar à Luzilândia, a 250 km da capital, nos próximos dois dias, fazendo o nível do rio na cidade chegar à cota de alerta.
Fonte: G1 Piauí
Comentários