Força Tarefa realiza operação e prende suspeitos de participação em facções no norte do Piauí
Em 2021 foram registrados 81 homicídios no litoral do estado, número cerca de 160% maior do que no ano anterior. 120 agentes das polícias Federal, Rodoviária Federal, Civil, Penal e equipes táticas especiais da Polícia Militar, como Rone e Bope, participam da operação.
Oito pessoas foram presas no início da manhã desta quarta-feira (22) nas cidades de Parnaíba e Cajueiro da Praia, numa operação policial executada para combater os grupos e facções criminosas que têm atuado no litoral do Piauí.
Os policiais fizeram ainda buscas em onze endereços em Parnaíba, Ilha Grande e Cajueiro da Praia. 120 policiais participam da Operação Desmonte 2. São agentes das polícias Federal, Rodoviária Federal, Civil, Penal e equipes táticas especiais da Polícia Militar, como Rone e Bope.
Os policiais apreenderam armas de fogo, munição, bens, dinheiro em espécie e materiais que possam servir de provas. O material apreendido ainda será analisado e deve ser utilizado em outras investigações.
Onda de homicídios
A cidade de Parnaíba tem assistido a uma onda de homicídios decorrente da disputa entre facções criminosas. De acordo com o secretário estadual de segurança, coronel Rubens Pereira, membros de facções criminosas estariam tentando se estabelecer na região, causando uma disputa por território.
Na cidade de Parnaíba em 2019 foram registrados 21 homicídios e 31 casos em 2020, enquanto que no ano de 2021 foram registrados 81 homicídios, um aumento de cerca de 160% em relação ao ano anterior.
No início de dezembro, foi formada a equipe da Força Integrada de Segurança Pública, comandada pela coronel Júlia Beatriz, para ajudar no policiamento e planejar operações para combater as facções criminosas.
A onda de crimes causou a troca no comando do 2º Batalhão da Polícia Militar em Parnaíba, que desde segunda-feira (13) está sob o comando do tenente-coronel Erisvaldo Viana. Em Luís Correia, o major Wilton, que estava no subcomando do Batalhão Rone em Teresina, assumiu o comando da Ciptur, em Luís Correia, no lugar do major Danilo Palhano.
Fonte: G1 Piauí
Comentários