Breaking News
recent

Inmet emite alerta de perigo de chuvas intensas em 163 municípios do Piauí

 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo potencial de chuvas fortes e ventos intensos para 163 municípios do Piauí. Desta vez, o aviso meteorológico mudou para a categoria amarela nesta quinta (5) e segue até sexta-feira (6).

A previsão é de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos de 40-60 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Por três dias seguidos, o Inmet emitiu o alerta ‘laranja’ para todo o estado. Segundo o climatologista Werton Costa, a cor varia de acordo com a gravidade do fenômeno e da possibilidade de acontecer.

“A cor indica a gravidade do evento. O amarelo é o mais leve e o vermelho é o mais grave. O alerta amarelo é mais para sinalizar que poderá chover na região e que as pessoas tenham atenção. Mas também, pode não chover. O alerta ‘laranja’ trata-se de uma previsão mais capaz de ocorrer”, disse.

O pesquisador explicou que as chuvas ocorridas entre segunda (2) e quarta-feira (4) foram atípicas. Elas foram provocadas pela chegada das Zonas de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), um sistema episódico de grande impacto que transporta quantidades enormes de água do oceano para o continente.

“As ZCAS adentraram pelo Sul da Bahia e se projetaram até o Norte Amazônico, passando pelo sertão piauiense e o sul do Maranhão. Ao passar por estas faixas, ela provocou a formação de nuvens de temporal, que foi o que gerou essas chuvas. A maior parte dos municípios pelas ZCAS no Piauí, já atingiram suas médias de chuva para novembro”, pontuou.

Chuvas para novembro

De acordo com o climatologista, as chuvas de novembro se dividem em duas etapas. A primeira ocorre na primeira quinzena do mês, com chuvas organizadas na forma de pancadas e pequenos volumes. Já na segunda etapa, as chuvas começam a se consolidar mais no sul do estado, a primeira região a iniciar o período chuvoso,

“Começa a estação chuvosa no sul do estado, porque o Piauí, devido a sua extensão norte-sul, apresenta quatro quadras chuvosas. A quadra é do extremo sul, a segunda abrange a maior parte dos cerrados e sertaneja, a terceira é a de Teresina, do Médio Parnaíba e a última é do litoral”, explicou.

Fonte: G1 Piauí


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.