Breaking News
recent

“Vou pra casa morrendo de paixão”, diz idosa de 91 anos que venceu o coronavírus no Piauí

Uma idosa de 91 anos, diagnosticada com Covid-19, recebeu alta sob aplausos da equipe médica nessa sexta-feira (17) no Hospital do Monte Castelo, Zona Sul de Teresina. Além da idade avançada, Francisca Rodrigues tem hipertensão e problemas cardíacos.
Idosa de 91 anos recebeu alta após 16 dias internada com coronavírus em Teresina — Foto: Divulgação/FMS

"Vou para casa agora, morrendo de paixão", declarou a idosa.

A paciente deu entrada no hospital no dia 2 de abril e recebeu alta após 16 dias internada. Ela apresentava quadro de síndrome gripal grave, com dispneia e tosse.
Idosa de 91 anos foi aplaudida pela equipe médica ao receber alta em Teresina — Foto: Divulgação/FMS
Com o tratamento com antibióticos e seguido protocolo específico para Covid, Francisca encontra-se consciente, orientada, afebril, devendo permanecer isolada em casa por 14 dias.

“A nossa equipe está emocionada com essa história. A paciente é idosa e tem muitas comorbidades, mas graças a Deus evoluiu bem ao tratamento", declarou a diretora geral do Hospital do Monte Castelo, Fátima Sousa.

Coronavírus no Piauí

Conforme o boletim divulgado na noite da quinta-feira (16) pela Secretaria Estadual de Saúde, o Piauí possui 102 casos confirmados do novo coronavírus, distribuídos em 12 municípios. Teresina segue com o maior número de casos, que são 86, seguido de Piracuruca com 4 e São José do Divino com 3. Campo Maior, Caracol, Parnaíba, Pimenteiras, Bonfim do Piauí, Altos, Picos, Inhuma e Demerval Lobão possuem um caso da Covid-19, respectivamente.
 A NOTICIA CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Segundo a Sesapi, 106 pessoas com suspeita da doença estão internadas, sendo que 73 em leitos clínicos e 33 na UTI. Até o momento, 48 pessoas tiveram alta médica, 1801 casos foram descartados e oito óbitos registrados.

Isolamento social e decretos de calamidade

Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas.

Policiais fazem abordagens nas fronteiras do estado a ônibus e veículos particulares. Escolas, universidades e a maior parte do comércio, assim como serviços públicos, suspenderam as atividades. Os decretos preveem que quem descumprir as regras pode ser penalizado com multa ou até prisão.

Fonte: G1 Piauí

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.