Breaking News
recent

Violência doméstica tem crescimento de 32% durante isolamento social no Piauí

Cresceu em 32% o número de pedidos de socorro feitos através do botão do pânico do Salve Maria, aplicativo de celular para denúncias de violência contra a mulher, durante o mês de março deste ano. Os dados apontam para um aumento nos casos de violência durante o isolamento social para combater o coronavírus.

O aplicativo foi desenvolvido pela Secretaria de Segurança do Piauí. Segundo a secretaria, em março de 2019 foram feitos 53 chamados de socorro através do aplicativo. Em março de 2020, o número subiu pra 70 casos - pelo menos dois casos de violência por dia.
A NOTICIA CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



O caso mais grave dessa violência aconteceu em 21 de março. A jovem Sara Araújo, de 23 anos, foi morta a tiros dentro do apartamento onde morava, no bairro Morada Nova, na Zona Sul de Teresina. O principal suspeito é o ex-namorado da vítima, que continua foragido.

Para a delegada Vilma Alves, coordenadora da Delegacia da Mulher do Centro de Teresina, a situação de isolamento social tem contribuído para o aumento da violência dentro das casas.

“A questão da violência doméstica contra a mulher continua, e agora pior. Enquanto estamos num momento de isolamento, famílias inteiras, homens e mulheres, famílias com filhos, as mulheres estão sofrendo a violência com intensidade: xingamentos, espancamentos, ameaças de mortes, sendo mortas… e com números bem avançados”, disse a delegada Vilma.

A pesquisadora Iluska Cristine chamou atenção, por outro lado, para a redução das denúncias formais de violência nas delegacias, embora os casos de acionamento do aplicativo tenham crescido.

“Casos atuais revelam que muitas mulheres são agredidas, mortas, enquanto os seus vizinhos escutam os seus gritos, os seus pedidos de socorro, e ninguém, infelizmente, faz nada. Temos casos também de não apenas a morte das mulheres, mas também de seus descendentes, de seus filhos e filhas”, disse.

Ainda segundo a Secretaria de Segurança, em março de 2020 foram registrados 593 crimes pelas delegacias especializadas no atendimento às mulheres. O número é 29% menor do que o de março de 2019, quando foram registrados 841 crimes. Essa redução é vista pelos especialistas como um reflexo do isolamento, que teria causado uma queda nas denúncias de violência.

Salve Maria


O aplicativo Salve Maria foi desenvolvido pelo Núcleo de Estudo e Pesquisa em Violência de Gênero da Polícia Civil do Piauí (NUEPEVIGE) da Secretaria de Segurança do Piauí, com o objetivo de agilizar e facilitar as denúncias de violência contra mulheres. O aplicativo permite que qualquer pessoa mande denúncias com vídeo, foto, áudio e texto com informações sobre a vítima e o agressor.

O aplicativo tem ainda um "botão do pânico" que emite um alerta com geolocalização para uma central policial que desloca a viatura mais próxima para atender a ocorrência. Quando o botão é acionado ele toca nas centrais da Polícia Militar do Piauí, e os pedidos de socorro devem ser atendidos imediatamente. As denúncias são encaminhadas para as delegacias especializadas.

O aplicativo pode ser baixado gratuitamente para celulares do sistema Android e IOS. A prefeitura de Teresina mantém ainda um serviço de auxilio as mulheres vítima de violência, através do teleatendimento pelo número: 99416 9451.

Fonte: G1 Piauí


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.