Breaking News
recent

Pesquisa domiciliar fará testes rápidos de Covid-19 em 11 cidades do Piauí

Para estimar os casos de Covid-19 no Piauí e reduzir a subnotificação da doença, a Secretaria de Estado de Saúde começou ,neste sábado (25), aplicação de pesquisa com realização de testes rápidos em moradores de 11 municípios piauienses, incluindo Teresina. 
Foto:Sesapi
O levantamento, que permitirá ter uma estimativa mais clara dos casos de coronavírus no estado, é domiciliar, com pesquisadores indo até residências sorteadas para realizar um teste rápido nos locais selecionados. O secretário estadual de Saúde, Florentino Neto, confirmou que 5.550  testes serão realizados na pesquisa.

Os municípios pesquisados são Teresina, Parnaíba, Campo Maior, Piripiri, Picos, Floriano, Oeiras, Corrente, São Raimundo Nonato, Uruçuí e Valença. Os testes ficam prontos em 15 minutos.

A Sesapi garante que a equipe foi devidamente treinada para a execução de testes e realização da pesquisa sem que a população seja exposta a algum risco.  A Sesapi esclarece que os pesquisadores estarão devidamente identificados com crachá, colete e logomarca do instituto Amostragem, além de seguir cuidados como o uso de luvas, máscaras e álcool em gel.
A pesquisa irá ajudar o governo a organizar ainda mais suas ações para o enfrentamento da pandemia no estado.
"É extremamente importante pois se constitui como uma ferramenta de investigação epidemiológica capaz de nos dar, com mais precisão, o nível de avanço da COVID-19 no Piauí", declarou o secretário Florentino Neto.
O secretário explica que a pesquisa, que começou hoje, será finalizada quarta-feira (29). 

Testes rápidos
Visando ampliar a capacidade de testagem e a identificar a real quantidade de pessoas infectadas em todo o estado, o Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, afirma que está distribuindo testes rápidos para municípios em todas as regiões.
Até agora, segundo a Sesapi, o Piauí já recebeu 1.670 caixas de testes rápidos contendo 33.400 unidades de testes, enviados pelo Ministério da Saúde. 

Por Izabella Pimentel- CidadeVerde.com

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.