Breaking News
recent

Seleção do IBGE para mais 2 mil vagas temporárias é suspensa no Piauí

O concurso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para preencher 2.621 vagas temporárias no Piauí foi suspenso nessa terça-feira (17), depois que o órgão anunciou que o Censo Demográfico de 2020 foi adiado para 2021 por causa do avanço do coronavírus. Os selecionados iriam trabalhar no Censo 2020.


Os candidatos que já pagaram a taxa de inscrição serão reembolsados. As orientações para receber o dinheiro de volta vão ser divulgadas pelo IBGE nos próximos dias.

De acordo com os editais, no Piauí, seriam 2.621 vagas para recenseador (ensino fundamental completo), 523 distribuídas entre agente censitário municipal e agente censitário supervisor.
 A NOTICIA CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE




O IBGE informou que a decisão leva em consideração a natureza de coleta da pesquisa, domiciliar e predominantemente presencial, com estimativa de visitas de mais de 180 mil recenseadores a cerca de 71 milhões de domicílios em todo o território nacional.

De acordo com o órgão, a suspensão da pesquisa também leva em conta a impossibilidade de realizar o treinamento necessário para quem participaria da coleta dos dados. A primeira etapa estava prevista para abril. Em julho, os treinamentos seriam realizados em polos regionais.

O orçamento que seria destinado ao Censo será transferido para o Ministério da Saúde para combater o avanço do coronavírus, segundo o IBGE. "Em contrapartida, no próximo ano, o Ministério da Saúde realocará orçamento no mesmo montante com vistas a assegurar a realização do Censo pelo IBGE", garantiu a instituição.

O orçamento do Censo era de R$ 2,3 bilhões. A quantia de recursos a ser empregada na pesquisa abriu uma discussão no ano passado. Com a crise fiscal, o valor teve de ser reduzido em 25% em relação ao que estava inicialmente previsto.

Com a verba reduzida, o número de perguntas no questionário diminuiu 32%.

Fonte: G1 Piauí

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.