Breaking News
recent

Rios Marathaoan e Longá alcançam cota de inundações e alagam cidades

O Boletim do Serviço Geológico do Brasil Geral (CPRM) divulgado na manhã desta terça-feira (10) revela que os rios Marathaoan e Longá atingiram as cotas de inundações provocando alagamentos nas cidades de Barras e Esperantina, no norte do Estado.
O secretário Estadual de Defesa Civil, Geraldo Magela, confirmou que além de Barras e Esperantina, as cidades de Batalha e Luzilândia também estão em situação de alerta. O secretário informou que não há nenhuma família desabrigada ou desalojada.

O boletim emitido pelo Sistema de Alerta da Bacia do Rio Parnaíba, às 6h, confirmou que as cotas de inundações foram registradas na madrugada de hoje, devido as chuvas das últmas 12 horas.
A NOTICIA CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


"Sugere-se que todos os órgão competentes continuem com as medidas adequadas de prevenção e minimização de prejuízos", diz a nota do CPRM.

O rio Marathaoan, em Barras (a 119 km de Teresina), elevou o leito 31 cm nas ultimas 24h, onde foi registrada a cota de 4,40 m às 5h45  de hoje, e com previsão de atingir a cota em torno de 4,58 m nas próximas 8 h, portanto 48 cm acima da cota de Inundação (4,20m).
Já o Longá, em Esperantina (a 174 km de Teresina), aumentou 39 cm nas ultimas 24h o leito do rio, onde foi registrada a cota de 7,43 m às 5h45 de hoje, e com previsão de atingir a cota em torno de 7,60 m nas próximas 8 h, portanto 20 cm acima da cota de Inundação (7,40m).

Segundo o boletim, nas cidades de Teresina e Timon (MA) o nível do rio Parnaíba teve uma redução no seu nível nas ultimas horas, onde a cota atual registrada é de 4,23 m, tendo previsão de chegar em valores em torno de 4,16 m às 01h do dia de hoje, 10/03/2020, portanto dentro da faixa de normalidade.

Com relação ao nível d'água do rio Parnaíba nas cidades de Barão de Grajaú-MA e Floriano-PI os níveis encontram se dentro da normalidade.

Luzilândia

O nível do rio Parnaíba sofreu elevação de 64 cm nas ultimas 24 horas, onde a cota atual registrada é de 4,74 m, tendo previsão de chegar em valores em torno de 5,01 m às 17h30  do dia de hoje, 10/03/2020, portanto 1 cm acima do nível de Alerta (5,00 m).

Rio Poti

Houve redução do nível em Teresina na estação Fazenda Cantinho II, de 91 cm nas últimas 24 horas. O nível registrado às 5h30  do dia de hoje era de 5,40 m e a previsão é que o nível continue com essa redução e fique em torno de 5,31 às 15h de hoje, 10/03/2020, ainda dentro da faixa de normalidade.

O secretário Geraldo Magela informou que equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros vão monitorar as cidades em alerta.

Piripiri

A cidade continua em situação de emergência com 400 pessoas desabrigadas e desalojadas.

"Neste momento não aumentou os desabrigados e a ação é restabelecer a normalidade. O governador autorizou o uso de maquinário para desobstruir as ruas e estradas danificadas".

Fonte: cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.