Breaking News
recent

Parque de energia solar é instalado na zona rural de Barras

A cidade de Barras, região Norte do Piauí, ganhou o primeiro Parque de Energia Solar. A inauguração aconteceu dia 16 de novembro e conseguiu reunir autoridades locais, cooperados, todos envolvidos em um projeto de energia limpa e sustentável.  
O projeto foi desenvolvido pela Cooperativa de Energia Elétrica Renovável, Telefonia e Desenvolvimento Sustentável do Piauí (COOPSOL). O parque está instalado na comunidade Maribondo, na PI 110.   


    Divulgação
Ele vai abastecer a Cooperativa Educacional de Barras (COEB) com 152 painéis que geram 5.52/ KWP e irá gerar uma média de 6.5000 KWH por mês. Em residências normais, poderia abastecer a 41 casas, considerando que uma residência de classe média consome em torno de 157 KWH por mês. Trata-se de um projeto de intercooperação realizado por três cooperativas, COOPSOL, COEB e SICREDI, cooperativa de crédito.
A garantia de fábrica do inversor é de cinco anos, as placas possuem uma garantia de fábrica de 10 anos contra qualquer defeito de fabricação, mas a garantia de produção é de 25 anos. A fábrica também garante que as placas até os 25 anos apresentam uma perda de eficiência de até 17,8%, ou seja, se o sistema hoje gera 100 KWH, após 25 anos a garantia é que as placas gerem no mínimo 82 KWH.


    Divulgação
O horário de pico de produção do sistema será das 11h às 14h. Essa geração irá poupar a emissão de 3.456 kg de CO2 por mês. De acordo com o presidente da COOPSOL, Raimundo Martins, a cooperativa presta serviços para toda a comunidade, pessoas físicas e jurídicas, e tem abrangência nacional.
“Este projeto reúne três cooperativas ao mesmo tempo. Será um gerador de energia com subestação solar e aérea”, disse Raimundo Martins.


    Divulgação
Os projetos da COOPSOL estão sendo apresentados em várias cidades do Piauí, Maranhão e a perspectiva de serviços é imediata. O Piauí está em segundo lugar como o Estado do Nordeste que possui mais fontes renováveis na matriz energética. A perspectiva é que o Estado passe por um avanço ainda maior nos próximos anos.


    Divulgação



Fonte: 180graus

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.