Breaking News
recent

Prefeitura de Boqueirão realiza ações em comemoração ao ‘Outubro Rosa'

Com o objetivo de sensibilizar e alertar as mulheres sobre o Câncer de Mama e de  Colo de Útero, a Prefeitura de Boqueirão do Piauí por meio da Secretaria de Saúde realizou na tarde e noite desta terça-feira  várias atividades em alusão ao Outubro Rosa.

As atividades alusivas ao Outubro Rosa iniciou com uma caminhada pela Avenida Primavera até a Praça de Eventos, onde aconteceu, palestra, desfile, distribuição de brindes, dança de zumba e música ao vivo.
A senhora Eneuria Xuxa relatou para as mulheres presentes a sua trajetória de luta contra o câncer de mama.  Xuxa relatou o momento que recebeu o diagnóstico e como fez para superar a doença. “Em um único dia eu fiz 17 mamografia e não foi detectado nada, porque o meu tipo  de câncer não podia ser detectado na mamografia. Quando eu recebi o diagnostico, naquele momento eu olhei para o chão e vi uma cratera e comecei a gritar, de repente uma mão pegou em meu queixo, elevou meu olhar para alto e me venho uma prece e eu disse meu Deus, eu estou sofrendo, estou desesperada, mas não ousarei pedir que o senhor afaste o cálice que preparou pra min. Quando comecei o tratamento o maior desafio era as quimioterapia e a radioterapia. A minha essência chorou, foi desprezada, muitos me abandonaram, muito fugiram  de min, mas  a minha essência nunca ficou doente. Eu tirei a minha mama porque estava contaminando o meu corpo. Eu sou prova que podemos superar o câncer de mama” disse Eneuria Xuxa emocionando todos os presentes.
A secretaria de Saúde Elgilene Silva participou do evento e destacou a importância do envolvimento da população da prevenção.

"Nosso objetivo é alertar as famílias sobre a prevenção e o combate ao câncer de mama. Sabemos que quanto mais cedo a doença é descoberta, maiores são as chances de cura”. Alertou a secretária.
Durante todo o mês de outubro a secretaria de saúde alertou as mulheres do munícipio sobre a importância do autoexame.

Nesta quarta-feira (30), as ações alusivas ao Outubro Rosa acontecem no povoado Rua Dez

A DOENÇA

O portal do Ministério da Saúde esclarece que o câncer da mama ocorre quando há um desenvolvimento anormal das células da mama, que multiplicam-se repetidamente até formarem um tumor maligno. O sintoma mais fácil de ser percebido pela mulher é um caroço no seio, acompanhado ou não de dor.


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.