Breaking News
recent

Atividades marcam o encerramento da Campanha Outubro Rosa em Boa Hora


Encerrando as atividades alusivas ao Outubro Rosa, mês de combate e prevenção ao Câncer de Mama e de Colo de Útero, a Prefeitura de Boa Hora através da Secretaria de Saúde em parceria com o Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF), realizou nesta quarta-feira (30), uma vasta programação em alusão ao Outubro Rosa para alertar as mulheres sobre a importação da prevenção.
As ações iniciaram às 7h da manhã com caminhada saindo do Posto de Saúde percorrendo as principais ruas da cidade, em seguida houve uma palestra com o médico do PSF Dr. Alisson que falou sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
Participaram da caminha alunos, professores, secretários, profissionais da saúde, vereadores e o prefeito de Boa Hora Francieudo Canuto acompanhado da primeira dama professora Gefessony Prudêncio.
A professora Célia Resende que já lutou contra o câncer de mama relatou seu depoimento para as mulheres que participaram do evento relatando como foi diagnostica com a doença, a reação ao receber o resultado, apoio que recebeu durante o tratamento e a importância do autoexame anualmente. “Eu sentia dores na costas, na mama, desmaiava, sentia tontura. Comentei com a minha irmã e ela me orientou a falar  com um médico mastologista. Quando recebi o diagnostico fiquei desesperada, comecei a gritar e chorar. Eu senti vontade de desistir, mais encontrei forças na famílias e em Deus. Hoje estou contando esse depoimento e espero que sirva de alertas pra vocês se cuidarem, porque quanto mais cedo o diagnóstico mais são as chances de cura” comentou a professora que foi aplaudida pelo exemplo de superação.
O câncer de mama é segundo tipo que mais acomete mulheres no Brasil, representando em torno de 25% de todos os cânceres que afetam o sexo feminino.
A programação só finalizou a noite com  centenas de mulheres reunidas na quadra da Escola Cecilia Coelho para dançar aos passos do educador físico Leonardo. Em seguida mulheres de Boa Hora e Boqueirão marcaram um gol de placa em uma partida de futebol que teve o objetivo de alertar as mulheres sobre a importância da prevenção. 
A secretaria de saúde do município  de Boa Hora tem realizado ao longo de todo o mês de outubro várias ações voltadas para a prevenção do câncer de mama, além disso as unidades de saúde tem oferecido diversos atendimentos voltados as mulheres do município como destacou a secretária de saúde.

AÇÕES

A Campanha Outubro Rosa é um movimento nascido nos Estados Unidos e hoje comemorado em todo o mundo. O nome da ação remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população.
A secretaria de Saúde do município, informa que durante o mês de Novembro será realizada a Campanha Novembro Azul, com atividades voltadas para os homens na prevenção ao Câncer de Próstata.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.