Breaking News
recent

Pai de Santo Bita do Barão morre aos 108 anos em Teresina

Nesta quinta-feira (18), morreu aos 108 anos, o maranhense Wilson Nonato de Souza, mais conhecido como Bita do Barão. A filha do babalorixá, Janaína Nonato de Sousa, confirmou a morte do pai de santo no início da tarde, informou o site o Imparcial.
"Papai Infelizmente veio a falece aqui no hospital. Estamos cuidando para o corpo ir pro Codó onde acontecerá seu velório".
Bita do Barão estava internado há 10 dias no Hospital São Paulo, na cidade de Teresina, e há quatro dias estava na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
  • Foto: Divulgação/Facebook
    Bita do Barão será jurado foi festival de Tambozeiros em Teresina.
    Bita do Barão 
O estado de saúde do babalorixá era considerado gravíssimo pelos médicos, que já descartavam a hipótese de recuperação, segundo o Imparcial.
O Corpo deverá ser levado ainda hoje para a cidade de Codó e o velório vai acontecer na residência do pai de santo no Centro de Codó, considerada a capital brasileira da Umbanda.

História

A descoberta de Bita do Barão como médium deu-se ainda na juventude, quando, incorporando Barão de Guaré, conseguiu desvendar o roubo de uma arma na cidade, dizendo o local e quem havia roubado o objeto.

Nascido em uma família pobre do povoado de São Antônio dos Pretos, onde se dançava o Terecô nas matas, por causa da repressão policial, a trajetória de Bita do Barão na religião afro-brasileira é regada a muitos mistérios. A fama, além da dedicação aos cultos, deve-se às amizades com nomes influentes da política brasileira.

Todos os anos, no mês agosto, a cidade de Codó para durante uma semana inteira para celebrar o Festejo da Tenda Espírita em que Bita do Barão é mestre. Na ocasião, os 500 filhos e filhas de santo que o seguem dançam em louvação. Há distribuição de brinquedos a crianças e banquete à vontade.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.