Breaking News
recent

W. Dias entrega carta a Jair Bolsonaro representando o Nordeste

Representando os governadores da Região Nordeste, o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), entregou nesta quarta-feira (14) uma carta ao presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL). O documento contém uma série de reivindicações e anseios da região para o novo governo do capitão reformado e foi entregue durante o Fórum dos Governadores em Brasília.
Wellington Dias foi escolhido para representar o Nordeste na reunião que aconteceu hoje (14), no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB) em Brasília, onde 18 governadores eleitos e reeleitos se encontraram com  Bolsonaro e sua equipe. O encontro foi organizado pelos governadores eleitos de São Paulo, João Doria (PSDB), do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB) e do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC).
Foto: AscomO documento contém reivindicações de governadores da regiãoO documento contém reivindicações de governadores da região
No documento, os governadores do Nordeste debateram sobre questões de segurança pública, solicitando ações integradas de combate à violência na região, que concentra 40,5% dos casos de assassinatos, em sua maioria por arma de fogo, do país.

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK
Foi destacada também a criação do Fundo Nacional de Segurança, com intuito de combater a entrada de armas, drogas, contrabando e outros ilícitos por meio de repasse mensal de fundos do Governo Federal.
Previdência Social
Os governadores também apresentaram a necessidade de aprimoramento dos mecanismos de sustentabilidade dos regimes de previdência social dos estados da região. Segundo eles, a partir de uma análise do chamado “déficit da previdência”, ficou claro a necessidade de propor uma solução para o problema que não penalize as pessoas de baixa renda, mulheres e trabalhadores rurais.
Gastos Públicos
Também foi abordado no documento o tópico do equilíbrio fiscal, ponto citado como primordial para a retomada do crescimento. O texto chama a atenção para a importância do diálogo sobre as receitas públicas, com a redução de taxas de juros e medidas de controle e combate à sonegação fiscal e de justiça tributária. Foi citado também o aumento da carga tributária no país, com crítica ao não repasse desses recursos aos estados e municípios.
Ciência e Tecnologia
No quarto tópico discutido na carta, os governadores citam a necessidade de aplicação de pelo menos 28% dos investimentos anuais de Ciência, Tecnologia e Inovação na Região Nordeste, inserindo a região nos grandes programas nacionais, com ênfase em energias renováveis e eficiência energética, infraestrutura e utilização da internet, manufatura avançada, defesa aeroespacial, agronegócio e agricultura familiar, empreendedorismo e ambientes de inovação.
Pautas Específicas
Outros interesses do Nordeste a serem discutidos com Jair Bolsonaro são recursos para programas como Minha Casa Minha Vida, leilões para energia eólica e solar, subfinanciamento da saúde, crédito através do BNDES, posição contrária contra a venda da Chesf e Eletrobras.
Além disso, pedem o fim das retenções de recursos do Fundo de participação dos Estados (FPE), retomada de obras no Rio São Francisco (transposição) e na Ferrovia Transnordestina, ligando pontos importantes do Nordeste.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.