Breaking News
recent

Comunidade rural de Piripiri vai realizar "I Encontro Cultural Quilombola"

Na próxima sexta-feira (23), será realizado o "I Encontro Cultural Quilombola da Comunidade Marinheiro" zona rural de Piripiri.
Será o I evento de homenagem e reflexão ao povo negro da região.

Com o objetivo de contar a história do negro no Brasil e de empoderar a população negra, o evento busca o Fortalecimento da Identidade Quilombola e  contará com diversas apresentações, palestras, música, desfile e degustação de comidas típicas. 

De acordo com o professor José Castelo, "o evento é importante para refletir sobre a posição dos negros na sociedade. Afinal, as gerações de afro-descendentes que sucederam a época de escravidão sofreram diversos níveis de preconceito" comentou o professor, que é um dos organizadores do encontro. 

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil, inclusive em alguns estados e cidades é feriado de grande repercussão. A data é dedicada à reflexão sobre a presença do negro na sociedade brasileira. A semana dentro da qual essa data está inserida é denominada de Semana da Consciência Negra.
A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, ocorrida em 1695. Zumbi nasceu em 1655, na cidade de Palmares, atual estado de Alagoas.
O Dia da Consciência Negra consiste numa data para se lembrar da resistência à opressão e a discriminação.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.