Breaking News
recent

Decreto oficializa Carnaúba como árvore símbolo do Piauí



A carnaúba, (Copernícia Prunífera), é uma palmeira que habita as margens de rios da região nordeste e produz uma cera de alto valor econômico e social.


O Decreto-Lei nº 17.378 de 25 setembro de 2017, instituiu a carnaúba como símbolo do Estado do Piauí. É protegida por lei e se encontra no Brasão do Estado. O artigo 2º diz que ficam a derrubada e o corte da carnaúba condicionados à autorização dos órgãos e entidades estaduais competentes.

Palácio de Karnak recheado de carnaúba (Foto: Divulgação)
A Carnaúba foi decretada como árvore símbolo do estado pelo governador Wellington Dias, no Dia Nacional da Árvore, comemorado em 21 de setembro.

A escolha da arvore como símbolo do estado do Piauí foi através de uma enquete proposta pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMAR), em parceria com a Universidade Estadual do Piauí (UESPI), e contou com quase treze mil participações.
 
Carnaúba as margens da BR 343 em Campo Maior (Foto: Moaci Ximenes)

A Carnaúba está presente no Brasão do Piauí que foi instituído ainda no governo de Matias Olímpio juntamente com outras duas árvores nativas, o Babaçu e o Buriti.

No Nordeste, principalmente no Piauí, a Carnaúba é usada na arborização urbana e no paisagismo de praças e jardins. Suas folhas são usadas na cobertura de casas e barracas de praia, a cera também é extraída das folhas. Enquanto que a madeira é usada nas construções rurais.

Piauí é considerado o maior produtor de pó de Carnaúba do Nordeste, sendo responsável por cerca de 60% da produção. Dentre as utilizações dessa matéria-prima destaca-se o uso como películas de hortifrúti, na fabricação de cosméticos e como isolante térmico. 
Carnaúba as margens da BR 343 em Campo Maior (Foto: Moaci Ximenes)

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.