Breaking News
recent

Vacinação contra poliomielite e sarampo inicia nesta segunda-feira (6)

Nesta segunda-feira (6), irá iniciar a Campanha Nacional de Vacinação contra poliomielite e sarampo em todo o país. Em Teresina, estarão 104 salas de vacinação imunizando as crianças de um ano de idade até menores de cinco (quatro anos, 11 meses e 29 dias), correspondendo a cerca de 49.330 menores a serem vacinados.
A campanha visa aumentar a cobertura vacinal nesta faixa etária, que já devem ter as vacinas contra poliomielite e sarampo inclusas em seu calendário de rotina. A campanha segue até dia 31 de agosto, com dia D de mobilização sendo dia 25 do mesmo mês em Teresina. Todas as crianças dentro da faixa etária devem ser vacinadas.
  • Foto: Agência Brasil
    Campanha de vacinação.
    Campanha de Vacinação contra poliomielite e sarampo inicia nesta segunda-feira (6).
“O último caso de poliomielite foi registrado no Brasil em 1989 e o último caso de sarampo em Teresina foi confirmado em 2011, com uma pessoa que adquiriu a doença na França. Casos autóctones, ou seja, originados em Teresina, não são confirmados há 17 anos. No entanto, os vírus continuam circulando no mundo, com o risco de serem reintroduzidos por meio de viajantes e imigrantes”, esclarece Amariles Borba, diretora de vigilância em Saúde da FMS.
A vacina contra o sarampo usada na campanha é a tríplice viral – que também imuniza contra caxumba e rubéola – em todas as crianças do público alvo que não tenham tomado dose há menos de 30 dias. Contra a poliomielite, será usada a vacina oral (VOP) em crianças que já tenham recebido no mínimo uma dose, e a vacina inativada (VIP) em crianças que serão vacinadas pela primeira vez.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.