Breaking News
recent

TRADICÃO, CULTURA, FÉ E RELIGIOSIDADE: Vem ai a XIX edição do festival de reisado de Boa Hora - PI


Do dia 31 de dezembro de 2017 ao dia 06 de Janeiro de 2018 a cidade de Boa Hora – PI distante a 145 km da capital Piauiense realiza a XIX edição do Festival de Reisado. A terra da rapadura vai se “transforma” na capital do reisado.

A festa faz parte do calendário de eventos culturais do Estado do Piauí e se configura como uma manifestação cultural, religiosa e festiva e é classificada no Brasil como folclore, praticada pelos adeptos e simpatizantes do catolicismo, no intuito de rememorar a atitude dos três Reis Magos, que partiram em uma jornada à procura do esconderijo do Prometido Messias (O Menino Jesus Cristo), para prestar-lhe homenagens e dar-lhe presentes.

Em Boa Hora o reisado é praticado durante a noite nas casas por grupo de músicos, cantores e dançarinos que percorrem as ruas da cidade e até propriedades rurais, de porta em porta, anunciando a chegada do Messias, pedindo prendas e fazendo louvações aos donos das casas por onde passam.

A música está sempre presente nas alusões festivas, vários sanfoneiros animam as noites que são prestigiadas por um grande público, sejam os pagadores de presas, os simpatizantes da cultura e a população em geral que vai prestigiar o evento. 

A festa de Reis é promovida pela prefeitura da cidade. O prefeito Francieudo Canuto disse que está cuidando de organizar um evento que marque os 19 anos do festival cultural e religioso do município, que é conhecido como a capital da rapadura. 

De acordo com o gestor o município é um dos poucos do Brasil que preserva a cultura do reisado, "estamos trabalhando na organização deste grande evento desde janeiro de 2017, queremos levar para o Brasil a nossa cultura, mostrando que Boa Hora  é rica em cultura popular. Aproveito e estendo o convite à todos os Piauienses para prestigiarem nosso evento".

No dia 05 de janeiro de 2018 será realizado um grande festival e no dia 06 acontecerá festa pública com atrações nacionais e locais. 

A prefeitura Municipal de Boa Hora ainda não divulgou as atrações musicais.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.